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Network: como criar uma poderosa e genuína rede de contatos

O mundo está muito mais conectado hoje. É muito mais fácil manter relações, quer sejam profissionais ou pessoais, com pessoas distantes geograficamente e, além disso, com muitas pessoas

Network: como criar uma poderosa e genuína rede de contatos   Artigos Cursos CPT

 

O mundo está muito mais conectado hoje. É muito mais fácil manter relações, quer sejam profissionais ou pessoais, com pessoas distantes geograficamente e, além disso, com muitas pessoas.

“A tecnologia tornou isso possível, através da internet, de programas com plataformas para interações profissionais além de redes sociais”, afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

Hoje é fácil construir e manter relacionamentos com pessoas e empresas de qualquer lugar do planeta. Montanhas, oceanos, desertos e vales não são mais obstáculos. Toda essa mudança afetou os relacionamentos pessoais e profissionais. Você não está fadado a ter apenas sua vizinhança como clientes e essa possibilidade está acessível a praticamente todas as pessoas de todo mundo.

Mas, afinal, o que é Network?


Há três definições técnicas para network:
1. capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informações entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

2. é sua rede de contatos profissionais.

3. é a habilidade de alguém construir redes de contato, mantê-las e ampliá-las.

Network são pessoas com quem você mantém um relacionamento profissional, podem ser clientes, fornecedores, parentes, parceiros estratégicos ou não. São pessoas que podem vir a ser um caminho para crescimento do seu empreendimento. Pessoas que conhecem seu negócio e podem te conectar com outras pessoas e, assim, promover a divulgação da sua empresa.

Antigamente, a cultura mercadológica era semelhante à extrativista e caçadora: preciso comer uma fruta hoje, então encontro uma árvore, colho todas as frutas e as levo para casa. Ou eu preciso comer carne, então eu caço, abato os animais e os levo para casa.

Hoje, com todas mudanças tecnológicas a cultura mercadológica também está mudando e se tornando cultivadora e criadora: preciso comer uma fruta hoje, então eu encontro uma árvore, colho as frutas necessárias para a minha alimentação e tiro uma muda ou uso as sementes para cultivar essa árvore. Ou eu preciso comer carne, então eu caço, capturo os animais, abato o que preciso e crio os demais. Percebe-se, então, que trata-se de uma mudança de paradigma. Antes as empresas olhavam as pessoas apenas como presas e hoje olham como oportunidades. Antes extraíam tudo o que podiam, hoje cultivam o relacionamento. Antes as pessoas eram caça, hoje são oportunidades. E é exatamente essa mentalidade que norteia o networking. Estabelecer, cultivar e extrair frutos desses relacionamentos.

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