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Merchandising visual transforma desejos em necessidades

O merchandising visual é uma ferramenta de vendas que aguça os sentidos do ser humano, despertando um desejo incontrolável pelo produto, que acaba se transformando em uma necessidade

Merchandising visual

 

O merchandising visual é uma ferramenta de vendas que busca aguçar os sentidos do ser humano para, então, neles despertar um desejo incontrolável de aquisição do produto que, por sua vez, acaba se transformando em uma necessidade. Para se ter ideia, pesquisas recentes indicam que mais de 80% das decisões de compras dos clientes são tomadas enquanto ainda se encontram dentro da loja. Por isso, a aplicação do merchandising visual é tão importante para os mais diversos tipos de comércio.

Essa técnica de venda tem seu primeiro registro na Bíblia Sagrada, em Gênesis, cap. 3. Veja:

“Nos Jardins do Éden, Eva andava e admirava a beleza do lugar, quando parou para olhar a maçã - o único fruto que, por ordem de Deus, ela não poderia comer. Nesse momento, ela ouviu uma voz chamando:
- Ei Eva! Chegue mais perto.
Então, Eva se aproximou e a serpente utilizou a primeira ferramenta de marketing:
- Por acaso, Deus não disse a você que poderia comer todas as frutas do jardim?
- Menos essa - respondeu Eva - porque é da árvore do bem e do mal. Se comermos o fruto dessa árvore, morreremos.
- Que nada! Com certeza não morrerão. Veja como ela é bela, sinta como é perfumada. Como algo tão belo e feito por Deus poderia causar algum mal? Outra coisa: foi o próprio Deus quem lhe disse ou foi Adão?
Foi então que Eva deixou-se levar pelo desejo que se tornou uma necessidade. Dessa forma, ela comeu a fruta”.

Traçando um paralelo entre esta história e o merchandising, podemos perceber que a serpente usou a ambientação, o perfume, a beleza da fruta e a sua voz para atrair Eva e convencê-la a “adquirir” o produto. Utilizando essas ferramentas, a serpente levou Eva a comer a maçã.


O merchandising visual utiliza as mesmas ferramentas para fazer com que o cliente adquira os produtos de sua loja. Além disso, ele torna o ambiente mais propício às vendas, tendo como vantagens:

- A criação de uma imagem forte e positiva;
- Facilitar as compras do cliente, fazendo com que ele tenha uma percepção diferente do tempo real e passe mais tempo na loja;
- Fazer com o cliente deseje retornar;
- Facilitar o trabalho dos vendedores;
- Tornar a loja um ambiente de entretenimento, mais interessante e divertido para as compras e para o trabalho dos colaboradores;
- Proporcionar o aumento as vendas;
- Aumentar a rotatividade dos estoques;
- Aumentar as vendas dos produtos mais lucrativos;
- Diminuir as taxas de redução de preços.


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Por Silvana Teixeira.

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