A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e, sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados.
Podemos conceituá-la, de maneira simplista, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro, levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo (time value money). As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Avalia-se a forma como o dinheiro está sendo ou será empregado, de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas, pode-se também comparar duas ou mais alternativas, buscando aquela que mais benefícios trará, ou menos prejuízo acarretará.
Na atual economia, que se diz globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para sua execução. Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas e mestre em Economia Empresarial, Milton Juer, a matemática financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como no cálculo das prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel, para optar pelo pagamento à vista ou parcelado.
E, se na vida pessoal, já temos que tomar decisões que nos afetarão por um bom tempo, imagine na vida de uma empresa cujo faturamento, na maioria das vezes, é bastante superior à renda de uma família. Note que as decisões são, basicamente, as mesmas, o que muda são os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos.
Assim, o estudo da matemática financeira se reveste de grande importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual tal qual ele se apresenta: fluxos de capital em corrente pelo mundo, tornando economias, hoje estáveis, em instáveis, de uma hora para outra; decisões de cunho social sendo tomadas, considerando como mais relevantes aspectos financeiros. Enfim, o dinheiro ditando as regras em quase todos, senão todos, os aspectos de nossas vidas. Além disso, é um conhecimento essencial para aprovação em vários concursos de alto nível, tendo em vista o mundo competitivo atual.
Com o objetivo de possibilitar uma compreensão gradativa e completa sobre a matemática financeira, importante no dia a dia de qualquer empresa, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Matemática Financeira”, no qual você receberá informações do economista Tancredo Almada Cruz, Mestre em economia rural, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A matemática financeira é uma ferramenta fundamental para analisar, por diversos pontos de vista, o cotidiano financeiro e, principalmente, “pegar uma carona” na máquina do tempo da matemática, com o objetivo de planejar a vida financeira futura tanto de uma empresa como de um indivíduo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Elizabeth Aparecida dos Santos
17 de jun. de 2014Adoro matemática, fiz Direito, Técnico Contábil e agora estou prestando Vestibular para matemática.

Luciene da Conceição Oliveira
18 de jun. de 2013Amei ler sobre matemática financeira e fiquei muito interessada, gostaria de saber mais sobre esse curso,é muito importante saber como aplicar essas técnica.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2013Olá, Luciene!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso de Matemática Financeira.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos