WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Marketplace Online - você sabe o que é para que serve?

Marketplace é uma ferramenta utilizada por vendedores e compradores em operações virtuais, nas quais os vendedores realizam ofertas de produtos e, ou serviços a um público de compradores

Marketplace

Marketplace é uma ferramenta utilizada por vendedores e compradores em operações virtuais, nas quais os vendedores realizam ofertas de produtos e, ou serviços a um público indeterminado de compradores. Trata-se de uma plataforma capaz de reunir inúmeras lojas de diferentes marcas, inclusive com variedades de preços entre concorrências do mesmo segmento, para realizar negócios, ou seja, comprar e vender alguma coisa, facilitando a busca por melhores preços por parte dos consumidores.

Segundo Katsue Watanabe, professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas, "Use a internet. Hoje, a empresa que não está inserida na rede já está perdendo espaço para a concorrência. Fazendo parte da internet, você pode oferecer um enorme volume de informações a seus clientes e outros possíveis, e até efetuar vendas". Portanto, a natureza padrão de qualquer marketplace é possuir dois lados: alguém para vender ou oferecer algo de um lado e, do outro lado, alguém demandando ou comprando algo.

Marketplace ou E-commerce: qual escolher?

Ambos trabalham com compra e venda de produtos online. No entanto, o marketplace ganha pontos positivos sobre o e-commerce devido a descentralização do estoque e possibilidade de ampliar a variedade de produtos quase que infinitamente. Esta operação, conhecida como “Calda Longa”, permite aos consumidores encontrarem produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis e/ou simplesmente nunca conhecidos. Outra vantagem é que enquanto o e-commerce sofre com o uso de fluxo de caixa intensivo para financiar seu crescimento (estoque, infraestrutura logística, equipe, e outros), o marketplace escala suas operações rapidamente com a entrada de novos vendedores de múltiplas regiões.

Existem outras diferenças entre as duas modalidades?


Sim. Veja abaixo:

Característica Marketplace E-Commerce
1- Formato de Receita Intermediação de Negócio Compra e Venda
2- Estoque Descentralizado Centralizado
3- Logística Fornecedor>Cliente Fornecedor>Varejista>Cliente
4- Preço do Produto Definido pelo Fornecedor Definido pelo E-Commerce


Terei de pagar alguma coisa para comercializar meus produtos em um Marketplace?

Sim. De qualquer usuário que opta pelo marketplace é cobrada uma comissão, ou seja, uma taxa sobre o volume de vendas realizados. Esta taxa pode variar de acordo com o perfil de produto ou serviço disponibilizado pelo marketplace, bem como o grau de abertura ou curadoria do canal. Em geral, esta comissão varia de meros 3,5% (Etsy – marketplace para produtos feitos a mão dos EUA) a até 30% (Uber – marketplace de motoristas dos EUA).

É seguro vender e comprar em um marketplace?

Sim. Toda transação entre compradores e vendedores passa por um intermediador financeiro. É ele quem garante a segurança para ambos os lados. São exemplos de intermediadores o Moip, o Pagseguro, o Paypal, o Bcash, o Pagar.me e outros.

Existe o risco de pagar por uma mercadoria e ela não chegar?

Não. Geralmente os marketplaces trabalham com um prazo de pagamento que varia de 2 a 45 dias após a postagem ou a entrega do pedido. Esta medida visa garantir a segurança de que a entrega será realizada e o pagamento somente será liberado após este procedimento ser encerrado com sucesso.

Há exemplos de marketplaces nacionais?

Sim e bem consolidades, diga-se de passagem. São exemplos de marketplaces nacionais:

- Mercado Livre: marketplace mais tradicional da América Latina, realiza milhões de transações todos os anos.

- B2W: maior grupo de e-commerce da América Latina, abriu recentemente suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. A B2W, engloba os canais Submarino, Americanas e Shoptime.

- Walmart: um dos maiores e-commerces do Brasil, também abriu suas portas para o modelo de marketplace em busca de maior variedade de produtos.

- CNOVA: o grupo Cnova foi resultante da gigante francesa C Discount com a gigante brasileira Nova Pontocom. Com isto, os e-commerces Extra, Casas Bahia e Ponto Frio foram integrados. Assim como todos os demais, a Cnova também lançou seu marketplace para aproveitar seu elevado tráfego de usuários para ampliar a sua variedade de itens.

- Magazine Luiza: em breve, a rede que apresenta mais de 700 lojas no Brasil (dados de maio de 2015) lançará seu modelo de marketplace.

- Elo7: maior marketplace de produtos feitos a mão no Brasil com mais de 4 milhões de visualizações/mês e um grande volume e opções de produtos.

- Tanlup: a empresa surgiu como ferramenta de e-commerce e transformou seu modelo de negócios em marketplace em 2013.

- Encontre um Nerd: Nerds especializados em assistência técnica para todos os seus dispositivos, sempre que precisar.

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.

Por Silvana Teixeira.
Fontes: Olist blog, Ecommercebrasil; Wikipedia.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!