Marketplace é uma ferramenta utilizada por vendedores e compradores em operações virtuais, nas quais os vendedores realizam ofertas de produtos e, ou serviços a um público indeterminado de compradores. Trata-se de uma plataforma capaz de reunir inúmeras lojas de diferentes marcas, inclusive com variedades de preços entre concorrências do mesmo segmento, para realizar negócios, ou seja, comprar e vender alguma coisa, facilitando a busca por melhores preços por parte dos consumidores.
Segundo Katsue Watanabe, professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas, "Use a internet. Hoje, a empresa que não está inserida na rede já está perdendo espaço para a concorrência. Fazendo parte da internet, você pode oferecer um enorme volume de informações a seus clientes e outros possíveis, e até efetuar vendas". Portanto, a natureza padrão de qualquer marketplace é possuir dois lados: alguém para vender ou oferecer algo de um lado e, do outro lado, alguém demandando ou comprando algo.
Marketplace ou E-commerce: qual escolher?
Ambos trabalham com compra e venda de produtos online. No entanto, o marketplace ganha pontos positivos sobre o e-commerce devido a descentralização do estoque e possibilidade de ampliar a variedade de produtos quase que infinitamente. Esta operação, conhecida como “Calda Longa”, permite aos consumidores encontrarem produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis e/ou simplesmente nunca conhecidos. Outra vantagem é que enquanto o e-commerce sofre com o uso de fluxo de caixa intensivo para financiar seu crescimento (estoque, infraestrutura logística, equipe, e outros), o marketplace escala suas operações rapidamente com a entrada de novos vendedores de múltiplas regiões.
Existem outras diferenças entre as duas modalidades?
Sim. Veja abaixo:
Característica | Marketplace | E-Commerce |
1- Formato de Receita | Intermediação de Negócio | Compra e Venda |
2- Estoque | Descentralizado | Centralizado |
3- Logística | Fornecedor>Cliente | Fornecedor>Varejista>Cliente |
4- Preço do Produto | Definido pelo Fornecedor | Definido pelo E-Commerce |
Terei de pagar alguma coisa para comercializar meus produtos em um Marketplace?
Sim. De qualquer usuário que opta pelo marketplace é cobrada uma comissão, ou seja, uma taxa sobre o volume de vendas realizados. Esta taxa pode variar de acordo com o perfil de produto ou serviço disponibilizado pelo marketplace, bem como o grau de abertura ou curadoria do canal. Em geral, esta comissão varia de meros 3,5% (Etsy – marketplace para produtos feitos a mão dos EUA) a até 30% (Uber – marketplace de motoristas dos EUA).
É seguro vender e comprar em um marketplace?
Sim. Toda transação entre compradores e vendedores passa por um intermediador financeiro. É ele quem garante a segurança para ambos os lados. São exemplos de intermediadores o Moip, o Pagseguro, o Paypal, o Bcash, o Pagar.me e outros.
Existe o risco de pagar por uma mercadoria e ela não chegar?
Não. Geralmente os marketplaces trabalham com um prazo de pagamento que varia de 2 a 45 dias após a postagem ou a entrega do pedido. Esta medida visa garantir a segurança de que a entrega será realizada e o pagamento somente será liberado após este procedimento ser encerrado com sucesso.
Há exemplos de marketplaces nacionais?
Sim e bem consolidades, diga-se de passagem. São exemplos de marketplaces nacionais:
- Mercado Livre: marketplace mais tradicional da América Latina, realiza milhões de transações todos os anos.
- B2W: maior grupo de e-commerce da América Latina, abriu recentemente suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. A B2W, engloba os canais Submarino, Americanas e Shoptime.
- Walmart: um dos maiores e-commerces do Brasil, também abriu suas portas para o modelo de marketplace em busca de maior variedade de produtos.
- CNOVA: o grupo Cnova foi resultante da gigante francesa C Discount com a gigante brasileira Nova Pontocom. Com isto, os e-commerces Extra, Casas Bahia e Ponto Frio foram integrados. Assim como todos os demais, a Cnova também lançou seu marketplace para aproveitar seu elevado tráfego de usuários para ampliar a sua variedade de itens.
- Magazine Luiza: em breve, a rede que apresenta mais de 700 lojas no Brasil (dados de maio de 2015) lançará seu modelo de marketplace.
- Elo7: maior marketplace de produtos feitos a mão no Brasil com mais de 4 milhões de visualizações/mês e um grande volume e opções de produtos.
- Tanlup: a empresa surgiu como ferramenta de e-commerce e transformou seu modelo de negócios em marketplace em 2013.
- Encontre um Nerd: Nerds especializados em assistência técnica para todos os seus dispositivos, sempre que precisar.
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Por Silvana Teixeira.
Fontes: Olist blog, Ecommercebrasil; Wikipedia.
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