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Marketing é mais que promover publicidades

Qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se o consumidor for encarado como o centro de todo o processo

Muitas pessoas confundem o termo marketing com propaganda. É muito mais do que isso. Marketing é todo conjunto de ações que você deve implantar na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir seu produto ou serviço, é administrar a sua empresa orientada para o cliente, satisfazendo suas necessidades e desejos. Ou seja, é tudo que se faz para conquistá-lo e mantê-lo.

Para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing, e não apenas promoções ou técnicas de vendas. Para uma empresa funcionar bem, deve desenvolver o produto certo, que é aquele que o consumidor precisa; fixar o preço justo, que dá lucro e deixa o cliente satisfeito; ter ponto onde seja possível comprar com facilidade; e desenvolver estratégias de promoção, incentivando a compra. Essas estratégias fazem parte do mix de marqueting, composto pelos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.  

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Qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se o consumidor for encarado como o centro de todo o processo.

Relacionamento com o cliente

Qualquer estratégia de marketing só terá sucesso se o consumidor for encarado como o centro de todo o processo. Um bom começo é pesquisar quais são os desejos e necessidades dos clientes, oferecer os produtos ou serviços que eles desejam, com qualidade e preços justos. E, depois de divulgar o produto ou serviço nos vários meios de comunicação, você verá que: cliente tomando conhecimento do produto, compra, fica satisfeito e indica para novos clientes. Nunca se esqueça cliente satisfeito é cliente fiel.

Boas informações sobre os clientes são essenciais para aumentar os lucros. É de acordo com essas informações que você deve direcionar toda a sua estratégia de produção e distribuição do seu produto.

Produtos e serviços

 

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Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo.

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Não são apenas os bens físicos, que são bens tangíveis, concretos; mas também são os bens intangíveis, como os serviços de limpeza oferecidos por uma empresa especializada nesse ramo, ou o trabalho de consultoria oferecido por um técnico. Estes últimos são os bens intangíveis, que você não vê, mas sente os resultados.

Para ter sucesso, um produto deve ter muita qualidade, ser competitivo em relação aos concorrentes e atingir o foco de mercado desejado. As empresas bem sucedidas criam produtos e serviços em resposta ao que o possível cliente necessita ou deseja.

O seu produto ou serviço é a sua força. Produtos e serviços de boa qualidade, junto a uma marca sólida, são fundamentais para manter clientes e superar a concorrência.

Marca

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Produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva. Tudo começa pelo nome.

Produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva. Tudo começa pelo nome. O nome certo para o produto e para a empresa ajuda a vender. Escolha um que valorize a imagem da empresa e do produto. Os melhores nomes são curtos, fáceis de escrever e de memorizar. Se a sua marca transmite confiança, o cliente será fiel.

Use sua marca em toda sua mercadoria. Se você trabalha com prestação de serviços, ela deve transmitir simpatia, criatividade, cortesia, colaboração e conhecimento. Mas se for um produto, a imagem deve ser interpretada como confiável, útil, durável, atraente e com um bom custo-benefício. Use o poder da marca para acrescentar personalidade e significado. Quando um cliente confia, sabendo que os produtos são de qualidade, será fiel.

Preço

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O preço é a parte crucial do mix de marketing, pois tem que levar o cliente a comprar o produto em volume suficiente para que se obtenha lucro.

O preço é a parte crucial do mix de marketing, pois tem que levar o cliente a comprar o produto em volume suficiente para que se obtenha lucro. É também o elemento mais flexível, pois pode ser mudado rapidamente.

Encontrar um preço justo para o produto é uma das funções do marketing. Para isso, você deve se basear em critérios como a fixação dos seus preços a partir dos preços praticados pela sua concorrência e  a partir da demanda (a procura pelo seu produto). Quanto maior a procura, menor pode ser o preço, pois há maior volume de vendas. Quanto mais alto o custo, maior deve ser o preço. Daí a importância de baixar, ao máximo, os custos de produção.

Merchandising e a publicidade

O merchandising é qualquer esforço promocional no ponto de venda. Um cartaz exposto próximo ao produto no supermercado, show-room, transmissões televisivas com a exposição da marca em camisas ou ao redor do campo de futebol são exemplos dessa estratégia de marketing.

Um pouco diferente, apesar de ter o mesmo objetivo, é fazer publicidade. Ela é o grande meio de comunicação com a população e se define como qualquer mensagem com o intuito de apresentar um produto, incitando ao seu consumo.

Mesmo que o público não perceba diretamente a mensagem, tem o seu subconsciente sensibilizado para o produto ou serviço. Os meios utilizados para transmitir essas mensagens de sedução são diversos, como a televisão, o rádio, cinema, jornais, revistas, outdoors e internet. A escolha do meio de suporte depende essencialmente do objetivo, do tipo de mensagem e do público que se pretende atingir.

Por: Patrícia Tristão

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