WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Marketing para pequenas empresas

O empresário, quando acha que o seu produto é muito bom e não precisa de melhoras nem mudanças está fadado ao fracasso

Marketing para Pequenas Empresas

 Para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing e não apenas promoções ou técnicas de vendas

Com a modernização dos tempos onde as tecnologias e a globalização fazem chegar rapidamente até o consumidor todas as informações que ele deseja obter sobre um determinado produto, onde há internet, comércio sem fio, e-mails, telefones celulares, máquinas de fax, conquistá-lo ficou muito mais difícil. Estar em primeiro lugar entre as preferências do consumidor passou a ser a meta principal das empresas para se obter lucros e crescimento, em qualquer negócio.

A principal ferramenta utilizada para se fazer presente na vida dos consumidores é o marketing. No entanto, ao contrário do que se imagina, marketing não é apenas a divulgação de um determinado produto ou serviço.

Para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing, e não apenas promoções ou técnicas de vendas. Marketing é, portanto, todo um conjunto de ações que se deve implantar em uma empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou o serviço.

No entanto, para que isso seja possível, toda empresa deve estar focado no cliente em primeiro lugar e não mais em seu próprio lucro. O que define a sobrevivência do seu investimento no mercado é a satisfação e, consequentemente, a fidelização dos seus clientes.

“Marketing é tudo que fazemos para conquistar e manter os clientes.” afirmam as professoras do curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Mas, como e o que fazer para que se consiga alcançar ao cliente e satisfazê-lo em todas as suas necessidades?

A resposta a esta pergunta é bem simples. Atualmente, para ter sucesso, o empresário deve seguir o seguinte caminho:

1. Pesquise quais são os desejos e necessidades dos clientes
Observe as pessoas, converse com os consumidores, faça perguntas e descubra tudo o que puder sobre a melhor forma de fornecer o que eles desejam e possa mantê-los felizes. Trace um perfil dos clientes – idade, sexo, renda, estilo de vida, etc. Classifique-os quanto ao tipo, se aliado, fiel, eventual, etc.

2. Ofereça os produtos ou serviços com qualidade e  preços justos. Alie-se ao mix do marketing,  que nada mais é do que o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Ele também é conhecido como os 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção).

Produto - Os produtos são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias. A tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado.

Preço - O preço, numa economia de mercado, é um valor arbitrário para o pagamento de um produto ou serviço, incluindo-se todos os custos de produção e o lucro da empresa. Já para o consumidor, o preço está relacionado à qualidade e ao nível de satisfação que determinado produto pode oferecer.

Praça - Assim como o produto, a praça, ou distribuição, também deve satisfazer as necessidades do consumidor. A função básica de um canal de distribuição é escoar a produção de bens em geral, sejam bens de consumo, industriais ou de serviço.

Promoção - A quantidade de dinheiro ou outros recursos que deve ser dada em troca de produtos e serviços.

3. Diferencie o seu produto. Para adquirir vantagem competitiva, destaque, sempre, não só as diferenças que seus produtos apresentam, mas também os atributos que os clientes mais valorizam na comparação com os concorrentes. Muitas vezes os pequenos detalhes fazem a diferença. Esteja atento à apresentação, embalagem, etiqueta, etc. Muitas vezes, também, o cliente compra o seu produto só porque você lhe serviu um cafezinho na hora da compra, ou porque a embalagem era atraente. Mostre ao seu cliente que ele é especial, aí você já deu um grande passo para ganhar a preferência. Toda empresa possui um ponto forte que o difere da concorrência. Use esse ponto forte como argumento de venda.

4. Divulgue o produto ou serviço nos vários meios de comunicação. Este elemento é o responsável por tornar as mercadorias disponíveis ao mercado-alvo. Para tanto, usa os canais diretos e indiretos: entrega direta, porta-a-porta, catálogo, ofertas em revistas e jornais, programas de compras pela TV, telemarketing, internet.

Em consequência a todo este processo, o resultado obtido será:

- O cliente toma conhecimento do produto;
- O cliente compra, fica satisfeito e indica para novos clientes;
- O cliente satisfeito torna-se um cliente fiel;
- Sendo fiel, o cliente voltará a comprar novamente o produto ou serviço.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Gestão Empresarial.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?