WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 14Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Lojista, foque na marca e obtenha a fidelidade dos clientes

O cliente tende a voltar a lojas onde fez uma compra satisfatória

 

 Os lojistas devem vender a marca de sua loja para conquistar os clientes

Nos dias atuais, cabe aos empreendedores de lojas o desafio de se mostrarem cada vez mais aptos aos negócios. Mesmo porque o setor varejista é o que mais sente as mudanças no mercado bem como é o que entra em contato direto com os consumidores. Nesse meio, ou o negócio está melhorando ou piorando, passando por constante instabilidade. Tudo isso também se deve à forte concorrência.

Podemos exemplificar com o caso de uma loja que não quis crescer, quando vendia bem e tinha realmente chances de ampliar. Como não o fez, tempos depois, a concorrência se fortaleceu e um de seus mais fortes concorrentes passou a cobiçar e a investir no sentido de conseguir vender com exclusividade a sua melhor marca. Como a loja concorrente cresceu, estava com maior poder de compra, o que interessava bastante ao representante da fábrica em sua região. Perder aquele produto carro-chefe foi um risco desaconselhável.

 

Poderia ser o contrário: uma loja que ainda não estava no momento adequado de crescer, quando ampliou, confiando na melhoria de suas vendas, passou a ter a despesa dobrada e, o que é pior, as vendas não acompanhavam esse crescimento. Então, a loja teve o dobro de despesas permanecendo com o mesmo faturamento, caminhando para o fracasso.

 

Segundo o professor Adriano Godoy, consultor empresarial especialista em varejo, instrutor e consultor pelo Senac-MG e instrutor pelo Sebrae em programas especiais, um gestor do varejo precisa mais do que nunca dos domínios das técnicas de gestão, diante de um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.

 

Para isso, é preciso criar, inovar, acrescentar, alterar as práticas de gestão dos sistemas de seu negócio, para ter como resultado produtos e serviços que atendam as exigências dos consumidores, melhor do que a concorrência. Só assim, o empreendedor obterá êxito, pois estará usando recursos para enfrentar todo o tipo de dificuldades.

 

Foque na marca

 

Uma loja precisa ser conhecida do público consumidor. Na verdade, ela precisa superar todas as fases para formar a Cadeia de Fidelização do Cliente. Conheçamos que fases são essas:

 

- passante;

- entrante;

- comprante;

- recomprante ;

- recomendante.

 

Pesquisas indicam que a fase em que o passante decide entrar na loja é extremamente importante, pois estatísticas mostraram que cerca de 80% das vendas do varejo são inusitadas. As pessoas não saem para comprar, mas se sentem atraídas num determinado momento para entrarem no ponto de vendas. Surge, então, o processo da venda.

 

Para que esse processo tenha continuidade, a marca exerce um papel importantíssimo para formar a Cadeia de Fidelização do Cliente, já que ele atraiu o cliente para entrar na loja. Mas não somente isso, o cliente achou a numeração correta e foi bem atendido. Como resultado, ele, o cliente, voltará à loja, pois teve nela uma experiência satisfatória. Por isso, é fundamental que uma loja tenha foco ao comprar seus produtos.

 

Se um cliente que caminhou pelas fases de passante, entrante e comprante não obtiver a mesma experiência anterior (o lojista não manteve o foco de suas compras e trouxe um produto de outra linha, estilo, marca e faixa de preço), perde-se o vínculo que estava começando a nascer para que fosse formada a cadeia de fidelização, tão importante para o lojista. Por outro lado, criando esse vínculo, fortaleceria ainda mais a marca da loja.

 

Pesquisas indicam que lojas de sucesso, durante o ano, têm um porcentual de pelo menos 26% de vendas indicadas, ou seja, alguém comprou, gostou, comprou de novo e indicou aquela loja para outra pessoa. Resultado: fechou-se a Cadeia de Fidelização. Daí a importância em se focar na marca.

 

Quando o lojista escolhe o produto que mais atrai o seu cliente, ele não perde o foco que mantém a sua loja coerente com os desejos e expectativas deste. Quando o cliente se torna um recomprante e continua tendo experiência satisfatória na loja, ele se torna um recomendante e, com isso, contribui para aumentar o número de clientes daquele ponto comercial. Esse efeito tende a continuar, à medida que o cliente continua se identificando com a loja.

 

Para obter mais informações sobre o tema abordado acima, acesse o site sobre o Curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!