Estamos vivendo um momento importante no varejo brasileiro, no qual as mudanças socioeconômicas dos últimos anos causam impacto forte no dia-a-dia das lojas. O varejo é, tradicionalmente, o setor que mais sente essas modificações, e para entendermos isso, basta lembrarmos que ele faz parte da pontinha da cadeia de distribuição do produto. Isso quer dizer que tem contato direto com o consumidor. Portanto, as mudanças no comportamento do cliente refletem diretamente. Por isso, pesa sobre os ombros dos atuais empreendedores de lojas o desafio de serem cada vez melhores em seu negócio.
Aliás, em se tratando desse segmento, ou seu empreendimento está melhorando ou piorando. A verdade é que ele nunca fica estável. Podemos exemplificar com o caso de uma loja, que não quis crescer quando vendia bem e tinha realmente chances de ampliar. Como não o fez, tempos depois, a concorrência se fortaleceu e um de seus mais fortes concorrentes passou a cobiçar e a investir no sentido de conseguir vender com exclusividade a sua melhor marca. Como a loja concorrente cresceu, estava com maior poder de compra, o que interessava bastante ao representante da fábrica em sua região. Perder aquele produto carro-chefe era um risco desaconselhável, e o proprietário se arrependeu de não ter buscado um crescimento maior, quando teve chance.
Poderia ser o contrário: uma loja que ainda não estava no momento adequado de crescer, quando ampliou, confiando na melhoria de suas vendas, passou a ter a despesa dobrada e, o que é pior, as vendas não acompanharam esse crescimento. Então, a loja passa a ter o dobro de despesas e com o mesmo faturamento.
Por razões como essas, podemos dizer que entender de varejo é fundamental para se obter sucesso no empreendimento. Um gestor varejista precisa, mais do que nunca, dos domínios das técnicas de gestão, diante de um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.
Com o objetivo de mostrar os erros e acertos de quem deseja implantar sua loja ou manter a existente, em meio ao turbilhão de mudanças que o setor enfrenta, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Loja de Sucesso: Planejamento, Gestão e Marketing, no qual você receberá informações do professor Adriano Godoy, consultor empresarial especialista em varejo, instrutor e consultor pelo Senac-MG e SEBRAE em programas especiais, autor de livros sobre o assunto.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
É preciso sempre criar, buscar inovar, acrescentar, alterar as práticas de gestão dos sistemas de seu negócio, para ter como resultado produtos e serviços que atendam às exigências dos consumidores melhor do que a concorrência.
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