WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Líder, saiba como trabalhar a empatia

A liderança está alicerçada na valorização do indivíduo e na prática das competências humanas, como a empatia

Líder, saiba como trabalhar a empatia

Uma das habilidades emocionais mais comentadas no mundo corporativo, a empatia é a capacidade de sentir no outro, as suas emoções, os seus anseios, as suas dificuldades. Quem é empático tem grande facilidade de se colocar no lugar do outro, pois se imagina em situação semelhante. No campo profissional, o líder pode usar a empatia como instrumento facilitador da liderança capaz de suprir as necessidades de sua equipe.

Quando empático, o líder é visto por sua equipe como alguém que realmente se preocupa com o sucesso de todos. A genuinidade e autenticidade do líder, ao se relacionar com os seus colaboradores, aumentam a sua credibilidade e motivam o time na busca de resultados cada vez melhores. A liderança contemporânea está alicerçada na valorização do indivíduo e na prática das competências humanas, como a empatia.

Como o líder deve trabalhar a empatia?

Ter inteligência emocional


“O líder com inteligência emocional consegue controlar as emoções a ponto de se acalmar diante das situações mais alarmantes. Como percebe seus próprios sentimentos, também é capaz de sentir o outro, de compreender aquilo que mais o aflige”, elucida Edson Moura da Silva, especialista em administração de recursos humanos e professor do Curso CPT a Distância e Online Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Ser capaz de estabelecer limites


Embora saiba entender o outro, o líder empático deve estabelecer limites perante sua equipe, para ser respeitado e admirado. Até mesmo porque sua função é gerir as pessoas e desenvolver nelas o seu melhor potencial. Para isso, ele deve ser visto como alguém inspirador, como um mentor apto a guiá-los rumo ao sucesso. Este é a grande diferença entre o líder e o time de colaboradores.

Mostrar entusiasmo, cordialidade e serenidade


Entusiasmo, cordialidade e serenidade são impreteríveis à liderança empática. A paixão pelo trabalho e a vontade de fazer sempre o melhor estimulam o líder empático. Ao praticar a empatia, ele tenta encontrar soluções, de forma respeitosa e gentil, para não ferir os sentimentos do outro. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais leve e saudável. Como domina muito bem as emoções, ele jamais age por impulso, sempre mantém a calma.

Considerações finais


Em síntese, quando todas as habilidades emocionais acima citadas são, de fato, desenvolvidas, surge o líder empático. Entretanto, não basta a capacidade de liderar com empatia, de se colocar no lugar do outro e entender os seus sentimentos. Também é importante compreender como uma dada ação impacta em cada integrante da equipe de colaboradores. Afinal cada indivíduo responde de forma distinta a um estímulo.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Líder e liderança - 8 perguntas e respostas que farão de você um sucesso."

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!