WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Líder, saiba como trabalhar a empatia

A liderança está alicerçada na valorização do indivíduo e na prática das competências humanas, como a empatia

Líder, saiba como trabalhar a empatia

Uma das habilidades emocionais mais comentadas no mundo corporativo, a empatia é a capacidade de sentir no outro, as suas emoções, os seus anseios, as suas dificuldades. Quem é empático tem grande facilidade de se colocar no lugar do outro, pois se imagina em situação semelhante. No campo profissional, o líder pode usar a empatia como instrumento facilitador da liderança capaz de suprir as necessidades de sua equipe.

Quando empático, o líder é visto por sua equipe como alguém que realmente se preocupa com o sucesso de todos. A genuinidade e autenticidade do líder, ao se relacionar com os seus colaboradores, aumentam a sua credibilidade e motivam o time na busca de resultados cada vez melhores. A liderança contemporânea está alicerçada na valorização do indivíduo e na prática das competências humanas, como a empatia.

Como o líder deve trabalhar a empatia?

Ter inteligência emocional


“O líder com inteligência emocional consegue controlar as emoções a ponto de se acalmar diante das situações mais alarmantes. Como percebe seus próprios sentimentos, também é capaz de sentir o outro, de compreender aquilo que mais o aflige”, elucida Edson Moura da Silva, especialista em administração de recursos humanos e professor do Curso CPT a Distância e Online Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Ser capaz de estabelecer limites


Embora saiba entender o outro, o líder empático deve estabelecer limites perante sua equipe, para ser respeitado e admirado. Até mesmo porque sua função é gerir as pessoas e desenvolver nelas o seu melhor potencial. Para isso, ele deve ser visto como alguém inspirador, como um mentor apto a guiá-los rumo ao sucesso. Este é a grande diferença entre o líder e o time de colaboradores.

Mostrar entusiasmo, cordialidade e serenidade


Entusiasmo, cordialidade e serenidade são impreteríveis à liderança empática. A paixão pelo trabalho e a vontade de fazer sempre o melhor estimulam o líder empático. Ao praticar a empatia, ele tenta encontrar soluções, de forma respeitosa e gentil, para não ferir os sentimentos do outro. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais leve e saudável. Como domina muito bem as emoções, ele jamais age por impulso, sempre mantém a calma.

Considerações finais


Em síntese, quando todas as habilidades emocionais acima citadas são, de fato, desenvolvidas, surge o líder empático. Entretanto, não basta a capacidade de liderar com empatia, de se colocar no lugar do outro e entender os seus sentimentos. Também é importante compreender como uma dada ação impacta em cada integrante da equipe de colaboradores. Afinal cada indivíduo responde de forma distinta a um estímulo.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Líder e liderança - 8 perguntas e respostas que farão de você um sucesso."

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!