WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Lanchonete - funcionários bem treinados são o segredo para a qualidade

Sem funcionários nada se produz, e, portanto, eles fazem a qualidade de um produto ou de um serviço e são o elemento central na implantação de sistemas de qualidade em lanchonetes

Lanchonete - funcionários bem treinados são o segredo para a qualidade

 

A qualidade de um produto não é feita somente com a adequação do meio ambiente, uso de máquinas, métodos e matérias-primas adequadas. A verdade é que sem o elemento humano nada se produz, e, portanto, ele é quem faz a qualidade de um produto ou de um serviço e é o elemento central na implantação de sistemas de qualidade em qualquer organização. Dessa maneira, todas as pessoas que compõem a organização precisam ser conscientizadas para a qualidade, pois são responsáveis pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Portanto, todas as pessoas que trabalham ou prestam serviços para uma lanchonete precisam estar conscientes da sua importância e da sua parcela de contribuição para se obter uma boa qualidade.

Porém, o principal responsável é o proprietário, que, na maioria das vezes, é o gerente da lanchonete. Ele deverá mostrar para todos os funcionários e parceiros que o cliente, cada vez mais, prefere produtos e atendimento de boa qualidade. Por tudo isso, os atendentes de lanchonetes precisam:
- Estar sempre bem humorados;
- Vestir adequadamente;
- Receber os clientes sempre bem;
- Orientá-los quando necessário; e
- Preparar os pedidos com a maior dedicação possível.

Para isso, os atendentes precisam ter a consciência de que são os clientes que pagam seus salários, merecendo, portanto, um atendimento de excelente qualidade.

Importância do envolvimento do funcionário na implantação do sistema de qualidade

As organizações que estão implantando sistemas de qualidade verificaram que, se não houver uma mudança gradual e definitiva para o envolvimento do indivíduo nesse processo, este não trará os resultados esperados. Nesse contexto, o indivíduo passa a ser um “sujeito pensante que satisfaz suas necessidades econômicas, sociais, culturais e profissionais na organização para a qual trabalha. Deve desfrutar de plenas condições para ser o motor do processo de aperfeiçoamento. “Parceiro” dos dirigentes da organização na missão de mantê-la competitiva.

Importância das mudanças de paradigmas (padrões) para a implantação do sistema de qualidade nas lanchonetes

O reconhecimento desse indivíduo tem de iniciar com o apoio, a seriedade e o compromisso da alta direção da empresa, que deve se envolver pessoalmente na mudança de filosofia de trabalho dentro dos conceitos atuais. Esse processo não é só feito com treinamento, mas por meio das várias formas de conscientização de cada indivíduo, mostrando que “o estado atual das coisas já não mais lhes serve e que existe algo muito melhor ao seu alcance”. Esse processo deve começar com as mudanças de paradigmas (padrões), que no passado funcionaram muito bem, mas nos dias atuais são considerados entraves na era da competitividade.

É necessário envolver as pessoas com o processo e conscientização de que fazem parte da organização, que devem ser responsáveis por tudo que fizerem, fazer certo sempre e dentro das normas estabelecidas pela empresa, seguindo os conceitos de melhoria contínua. Na busca da melhoria contínua, em lugar de um nocaute, a organização pode conseguir dois objetivos dominantes para o futuro. O primeiro é substituir o conflito pelo equilíbrio e harmonia entre as três importantes partes interessadas da companhia: clientes, empregados e proprietários. O segundo é criar uma organização automelhorável, na qual o reconhecimento pela necessidade de mudança e melhoria, o desejo de fazê-lo e o esforço para criá-lo permeiem a organização.

Conheça os Cursos CPT, das áreas Capacitação na Empresa e Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos destacam-se:

 - Curso CPT Treinamento Atendente de Lanchonete

 - Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

 - Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa

 - Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

 - Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

 - Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?