WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inteligência artificial: fique por dentro desse conceito

Apesar de já estar presente no nosso dia a dia, a inteligência artificial ainda precisa ser compreendida

Inteligência artificial - imagem ilustrativa

Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, explica que nos dias atuais, o empreendedorismo é considerado uma carreira profissional. Com o avanço cada vez maior da tecnologia, novas ferramentas têm sido criadas para auxiliar e facilitar o dia a dia dos empreendedores.

Pare um pouco e reflita: como seria sua vida hoje sem a tecnologia? Muitas pessoas não se dão conta, mas seu dia a dia está totalmente ligado a várias formas de tecnologia que servem para facilitar suas vidas. Quer um exemplo esclarecedor? O que você faz quando quer descobrir como fazer uma simples panqueca? Você faz uma busca na internet, não é mesmo?

Essa busca só é possível graças à inteligência artificial, uma espécie de “cérebro” virtual que realiza essa busca pra você e os apresenta em alguns segundos.

Imagine outra situação: quando você está dirigindo e, em vez de pegar o celular para buscar um contato e realizar uma ligação, você simplesmente emite um comando de voz: ligar para minha mãe. Pronto! A inteligência artificial faz esse trabalho pra você.

Como uma definição simplificada, temos que a inteligência artificial é a capacidade de uma máquina, sistema ou aparelho tem de reconhecer esses comandos e raciocinar de forma semelhante ao raciocínio humano. É um âmbito da tecnologia que tem crescido cada vez mais e principalmente nos últimos anos.

Por que a inteligência artificial é tão importante?

A grande maioria das pessoas está inserida em uma rotina extremamente “agitada”. Isso significa que, cada vez mais, sobra menos tempo para tudo o que tem que ser feito e, com isso, tudo o que surge com a intenção de facilitar a vida dessas pessoas acaba conquistando-as. O desenvolvimento da inteligência artificial só foi possível devido a três fatores:

- O “fenômeno” da computação na nuvem;
- A existência de uma variedade extensa de conjuntos de dados para treinar esses sistemas de Inteligência artificial; e
- Inovações no desenvolvimento de algoritmos e métodos de inteligência artificial.

Uso da inteligência artificial

Cada vez mais presente nas nossas vidas, a inteligência artificial tem sido utilizada em quase tudo. Na educação, na apresentação de resultados de buscas feitas na internet e até na agricultura, permitindo o cultivo de mais alimentos com a utilização de menos recursos naturais, por exemplo.

Benefícios da inteligência artificial

Como mencionado, o uso cada vez mais amplo da inteligência artificial tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas, poupando o seu tempo e tornando suas ações mais úteis e intuitivas. Ainda, também tem a finalidade de incluir as pessoas com algum tipo de deficiência: cegos ou pessoas com baixa visão, por exemplo, podem utilizar a inteligência artificial para receber uma explicação detalhada do mundo ao seu redor.

O início da caminhada

Apesar de já estarem presentes no dia a dia, ainda estamos começando a trilhar o caminho para, de fato, compreender tudo o que a inteligência artificial é capaz de fazer. Os sistemas que contenham essa inteligência precisam ser justos, confiáveis, seguros, privados, protegidos, inclusivos, transparentes e responsabilizáveis.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação
Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Pequenas Indústrias

Fonte: Microsoft para Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!