WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inovação: conheça alguns mitos

Inovar, ao contrário do que se pensa, pode ser um processo fácil, simples e barato

Inovação - imagem ilustrativa

Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, explica que ao falar de empreendedorismo, é normal que as pessoas façam uma relação com empresas ou empresários e pensem que o empreendedor de sucesso possui o "dom" para os negócios. Nos dias atuais, o empreendedorismo é considerado uma carreira profissional.

Mas o que leva as pessoas a empreenderem? Existe uma receita para o sucesso? O fracasso é algo que podemos evitar? Ao tratar do empreendedorismo, nos dias atuais, é quase impossível dissociar essa “profissão” do conceito de “inovação”, pois a sociedade muda muito rápido e, para acompanhá-la, é necessário estar sempre inovando.

E boa parte dos empreendedores já entenderam isso. Estamos vivenciando um período extremamente avassalador no que diz respeito ao sucesso empresarial: não é muito difícil encontrar empresas, que sempre foram referência em sua área, fechando as portas da noite por dia. E a explicação é simples: empresa que não inova, está fadada ao fracasso.

Mas, o que de fato significa inovar? Conheça e desconstrua alguns mitos que são apresentados a seguir:

Inovação significa tecnologia

Qual a primeira ideia que vem à sua mente quando você escuta a palavra “inovação”? Muita gente acredita que ela está intimamente ligada com a tecnologia: para inovar, é preciso investir em tudo o que há de mais sofisticado e tecnológico. De fato, a tecnologia permite inovar, mas ela não deve ser sempre um fim, mas sim um meio. A tecnologia pode e, em muitos casos, deve ser usada, mas sempre com sabedoria e estratégia.

Inovação significa complexidade

No dia a dia de empresas, gestores costumam relacionar o conceito de inovação com um processo complexo e acabam deixando-a para “depois”. Porém, isso caba tornando-se um erro que pode ser evitado: o futuro é construído um passo de cada vez. Inovar também pode ser feito de forma gradual, dia após dia. Comece “pequeno”, invista em experimentação e vá buscando constante atualização.

Inovação significa gastar muito dinheiro

“Somente as grandes empresas conseguem inovar, pois esse processo é muito caro”. Essa frase é repetida e, pior, colocada em prática por muitas empresas, pois a associação entre inovação e custo é sempre muito clara. Porém, alguns gestores conseguiram inovar gastando pouco ou quase nada, pois a inovação diz mais respeito a uma mudança de mentalidade do que a um investimento muito alto. O primeiro passo é “pensar fora da caixinha”, para que a inovação se torne algo mais natural e efetivo.

Inovação significa ser criativo

Para inovar, é necessário ser criativo. Mas, assim como a tecnologia, a criatividade não deve ser um fim, mas sim um meio. A criatividade é apenas uma parte do processo de inovação, mas ele requer também outras atitudes. Mais do que criar e pensar, é preciso colocar tudo em prática.

Inovação significa “dar uma nova cara à empresa”

A cada dois passos, é fácil encontrar uma empresa que se autodeclara inovadora pois possui um ambiente todo colorido, decorado e que “foge do comum”, como pufs coloridos espalhados, quadros criativos, entre outras decorações. Isso recebe outro nome: descompressão. Certamente, ambientes modernos e alegres pode permitir que as pessoas se expressem livremente e sejam mais criativas e inovadoras, mas não representam esses conceitos sozinhos. Ainda, muitas empresas não possuem espaços como esses e, mesmo assim, conseguem inovar continuamente.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação
Gestão de Projetos – PMBOK e Métodos Ágeis
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!