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Na gestão de pessoas, a satisfação e a motivação extrapolam os limites da remuneração

O líder precisa entender que seu propósito é servir aos objetivos da empresa, a falta de liderança deixa uma equipe desnorteada

A boa administração dos conflitos vai ajudar, e muito, a melhorar o desempenho na sua empresa.

O que faz um funcionário “dar certo” e encaixar “como uma luva” em uma empresa? Qual a solução para a rotatividade de pessoas? A satisfação e a motivação extrapolam os limites da remuneração, e há muito que você pode fazer como gerente.

As pessoas são dotadas de uma série de atributos que fazem com que cada um tenha uma personalidade distinta. Às vezes, isso pode causar sérios conflitos, quando o trabalho em equipe é necessário. A boa administração desses conflitos vai ajudar, e muito, a melhorar o desempenho na sua empresa.

Os conflitos ocorrem quando as pessoas se sentem frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras, traídas, ou algo assim. Por outro lado, pessoas evitam conflitos e se tornam cooperativas sempre que percebem algo de vantajoso para elas ou para o grupo, e grande parte das vezes não se trata de dinheiro. Para isso, o administrador deve aprender a ter uma postura diante dos conflitos, reagir com prudência ao receber más notícias e, sobretudo, não se irritar se alguém discordar de seu ponto de vista. Administrar conflitos significa, também, administrar a si mesmo e seu humor. Será que você, como administrador, sabe lidar com eles?

Outro ponto importante para um bom administrador é como ele faz uso do tempo. Você sabe, por exemplo, quanto tempo gastou em rotinas que poderiam ser delegadas? Sabe quanto lhe custou começar fazendo uma coisa que numa semana era prioritária e depois percebeu que não era. Uma dica é: jamais comece o dia pensando no que vai fazer, e sim no tempo que você tem para fazer o que pensou. Não desperdice seu tempo com acontecimentos irrelevantes, planeje e seja objetivo. A prática de bons hábitos melhora os resultados positivos no uso de seu tempo.

Com objetivo de levar conhecimento acerca do gerenciamento, e auxiliar na boa formação de um administrador, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Gestão de pessoas na pequena empresa, parte II” no qual você receberá informações do professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, mestre em marketing, sistemas de informação e processo decisório; especialista em análise de sistemas e administração financeira; e consultor de várias empresas em todo o Brasil.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Um funcionário custa para a sua empresa muito mais do que o salário que você paga a ele todos os meses. Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, é muito importante que você conheça todos os direitos que o seu funcionário tem, e quanto vai lhe custar tudo isso.

 

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