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Gestão envolve planejamento e capacitação para atender bem ao mercado

A velocidade das mudanças por que passam o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta; é preciso buscar informações que auxiliem no planejamento

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O administrador deve buscar informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros.

A melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços, é o relacionamento com os clientes. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos e em colocar os produtos e serviços no mercado.

A concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, entre outros fatores, exigem que se esteja sintonizado com as transformações e se tome decisões em tempo de manter ou melhorar a posição. A velocidade das mudanças por que passam o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o administrador deve buscar informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros.

Planejamento

Fundamental para o sucesso de qualquer atividade, o planejamento envolve basicamente duas atividades: o pensar e o agir. É uma ferramenta administrativa que avalia os caminhos a serem seguidos, idealizando e criando um futuro desejado, bem como a alocação de meios e recursos para alcançá-lo, acompanhando e aferindo a eficácia desses, quanto aos objetivos estabelecidos. Ou seja, é construir um referencial futuro, analisar o ambiente do negócio e tomar decisões.  

Para que o planejamento seja completo, é preciso traçar o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer e o sistema de acompanhamento e controle. No caso da gestão empresarial, são necessários cinco planos: mercadológico, financeiro, de produção, de recursos humanos e organizacional.

Produto

Nas atividades comerciais, a atuação dos colaboradores é fundamental.

Nas atividades comerciais, a atuação dos colaboradores é fundamental.

A tarefa maior dele é satisfazer as necessidades do mercado. Na perspectiva do marketing, as pessoas não compram um produto, elas o adquirem para resolver seus problemas. Eles são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.

Levando-se em consideração as definições e objetivos do marketing, a tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado. Na perspectiva atual, do ponto de vista do consumidor, um produto tem uma infinidade de significados, portanto é o mercado que o define.

Capacitação e treinamento dos funcionários

As pessoas nunca foram tão exigentes com relação ao sucesso das organizações como nos dias atuais. Atendimento, mudanças diárias, revisões, lançamento de produtos, entre outros, tudo que acontece em qualquer empresa precisa de funcionários talentosos, preparados e motivados. Nas atividades comerciais, a atuação dos colaboradores é fundamental.

Para isso, alguns fatores são de extrema importância, como o treinamento e capacitação dos colaboradores em sua área de atuação, que devem sempre procurar participar de cursos de aprimoramento e reciclagem. Por isso, é preciso definir como a empresa está organizada. Quem são os dirigentes, quais são suas qualificações e experiências. Descreva, detalhadamente, quais serão as responsabilidades e funções de cada um. Para que os serviços atendam a todas as necessidades do consumidor, é preciso ter colaboradores bem treinados para desempenhar sua função.

O planejamento financeiro tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões.

O planejamento financeiro tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões.

Planejamento e controle financeiro

As decisões relativas aos investimentos são um processo fundamental para o crescimento de uma empresa e para que essa se mantenha no mundo dos negócios. Mas, as escolhas envolvem riscos, e para minimizá-los, o grupo precisa saber detalhadamente sobre seus gastos no período em que os investimentos serão realizados.

O planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento, e traça indicadores econômico-financeiros. Tem como objetivo básico situar a posição econômico-financeira real para o administrador, auxiliando-o na tomada de decisões.

Nesse sentido, a identificação e distinção de gastos conforme a sua viabilidade em variáveis e fixos torna-se muito mais importante do que a mera separação entre custos e despesas, por exemplo. A relação entre eles consiste em importante etapa da análise de formação de preços e projeção de lucros obtidos em diversos níveis possíveis de produção e vendas.

Saber administrar o estoque é outro ponto de grande importância. Assim, é preciso evitar o excesso, a insuficiência de abastecimento ou extravio de insumos e mercadorias. Alguns instrumentos de análise, como estoque mínimo e máximo, a política de compras, o ponto de reposição e a taxa de retorno do investimento em estoque são ferramentas que auxiliam nesse controle.

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Por: Patrícia Tristão

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