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Gestão empresarial: estilos gerenciais

Existem estilos diferentes de liderança e, uma das principais verdades a esse respeito, é que não há estilos melhores ou piores

Liderança

Liderar é conseguir envolver um grupo no sentido da realização de algo 

Um dos aspectos que mais se destaca em um gerente é a sua capacidade de liderar. Muito se tem dito sobre esse assunto e estamos, nesse momento, convidando-o para refletir um pouco a esse respeito. O que é, de fato, ser líder? Você já pensou nisso? Será que você é um líder? Será que os líderes já nascem com algo de diferente? Existem correntes que acham que os grandes líderes já nascem com uma forma diferente de ver o mundo, de realizar as suas atividades.

“Se você é curioso, tem vontade de modificar a sua realidade, tem vontade de empreender, você já tem algumas características de um líder. Outras são necessárias e você terá oportunidade de desenvolvê-las. Pode-se formar bons líderes por meio de estudos, técnicas, treinamentos”, afirma Marcos Lanna, professor do curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Liderar é uma mistura de técnica e arte. Um pouco disto sai de dentro de nós mesmos. É aquele menino que diz: “Vamos jogar bola?” E, na mesma hora, todos os outros garotos o acompanham. Isto ninguém pode explicar. Por que não é igual para todos? Outras pessoas talvez dissessem o mesmo em situação idêntica e não alcançariam o esse resultado. Liderar é conseguir envolver um grupo no sentido da realização de algo.

 

É preciso que exista uma certa identificação entre esses objetivos, estilos de vida, pontos de vista, enfim, o líder precisa ter alguma ligação com o grupo. Assim acontece, por exemplo, com os executivos das grandes empresas – o desenvolvimento da companhia é o alvo. Da mesma forma, com os professores / alunos de um cursinho pré-vestibular – vencer nos estudos é o grande objetivo. Cada líder tem uma forma de trabalho, um jeito de encaminhar soluções para os problemas que estão enfrentando.

Estilos gerenciais

 

Existem muitas formas de se encaminhar soluções para os problemas que enfrentamos. Existem estilos diferentes de liderança e, uma das principais verdades que temos a esse respeito, é que não existem estilos melhores ou piores. Podemos afirmar que situações especiais necessitam de pessoas especiais. Algumas vezes, podemos ter as condições para encaminhamento de soluções adequadas para um problema e não para outro.

Líder

Se você é curioso, tem vontade de modificar a sua realidade, tem vontade de empreender, você já tem algumas características de um líder 

 

Toma e controla

 

São pessoas de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas.

 

São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre serão as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, vai conseguir. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção – os seus resultados não.

 

Mantém e controla

 

Esses preferem o conhecido. São ótimos replicadores de processos já estudados e estabelecidos. Gostam da rotina. São a ligação entre o ontem e o amanhã. Em sua mente, a manutenção das coisas como estão é um forte indicativo de que amanhã tudo estará bem. “Se já chegamos onde estamos é claro que fizemos o que era certo. Se fizemos o certo antes, vamos continuar com ele.” A frase “não mexer em time que está ganhando” é um forte indicativo de sua forma de ver o mundo.

 

Uma das dificuldades desse tipo de posicionamento é a falta de análise das mudanças que acontecem no mercado. Imagine uma loja, nos anos 50, no Brasil, que vendesse chapéus e bengalas. Suponha que essa loja tivesse , um gerente com esse Estilo Gerencial. Quanto tempo ele demoraria para acreditar que os produtos de sua loja estavam com os dias contados?

 

Dá e apoia

 

Aqui está a pessoa necessária ao desenvolvimento do grupo. Poderíamos dizer que é a “liga” entre as pessoas. São, quando bem orientados, ótimos chefes de equipes onde a cooperação é especialmente necessária. Buscam os resultados necessários sob plena observância das necessidades e possibilidades das pessoas. Gostam de treinar, de auxiliar, de ver as pessoas se desenvolvendo e alcançando metas. Sua meta é a harmonia entre o objetivo traçado e o crescimento das pessoas à sua volta. São profissionais muito importantes na qualificação da mão de obra de uma empresa. Formam líderes, auxiliares, técnicos de modo geral. Sua forma de atuação é mais pessoal, dá margem a alto nível de participação construtiva.

 

Esse tipo de profissional é o que se encontra mais “na moda” ultimamente, mas você não vai se deixar enganar, não é mesmo? Ele não é capaz de resolver tudo e, em muitas situações onde existe uma forte pressão de mercado ou mesmo um estresse intenso por ganhos de produtividade, algumas vezes, ele não será a pessoa indicada. Como já dissemos, para cada tipo de situação vivida por uma empresa, existe uma solução adequada.

 

Adapta e negocia

 

É a pessoa mais indicada para se orientar disputas, para se chegar a um consenso. É o elemento de paz e harmonia. As metas podem ser facilmente alteradas em resposta às pressões do momento. O compromisso é com o bom astral, com a paz. Falando assim, parece que esse gerente não serve mesmo para muita coisa. Ele não controla o grupo, não se impõe nem mantém o pulso firme diante das metas a serem alcançadas.

 

Se pensarmos novamente em grupos de alto nível onde todas as pessoas são extremamente conscientes, preparadas para a realização dos objetivos propostos, ele talvez seja o mais adequado. Em outras situações, onde exista um momento de profundo conflito e a empresa não possa, naquele momento, alterar os seus quadros de pessoal, talvez ele seja a pessoa indicada.

Muitas são as situações nas quais o conhecimento dos Estilos Gerenciais poderão lhe ajudar. Vejamos:

 

- Se o seu estilo gerencial é Toma e Controla, por exemplo, a sua tendência é de ver o mundo de forma mais direta, prática, focando nos objetivos em questão. Se o seu funcionário for uma pessoa mais irritável, um pouco instável psicologicamente e você não se preparar, é bem provável que tenham um atrito forte, completamente desnecessário. Por outro lado, se você se conhece bem e se analisa o seu subordinado antecipadamente, pode se preparar adequadamente para uma conversa mais delicada, alcançando o sucesso necessário.

 

- Se você for um gerente que Mantém e Conserva, tenha muito cuidado. A sua tendência será a de não concordar com as alterações – não porque elas sejam inadequadas, mas por sua tendência a replicar o dia de ontem. Sendo assim, partindo do conhecimento de suas possibilidades e limitações, esteja atento para “administrar” a situação. Tente deixar de lado o medo do novo e estude, com isenção, as modificações que o dono da loja estiver lhe apresentando.

 

- Um profissional com estilo gerencial Dá e Apoia tem grande tendência, por exemplo, a valorizar o treinamento de seus funcionários. No entanto, as características gerenciais precisam ser administradas. Elas dão um colorido diferente para os planos e ação de cada profissional, mas não podem ser o foco de ação de ninguém.

 

- O estilo Adapta e Negocia tentará, de todas as formas, agregar o grupo, tomando por base as demandas particulares de cada um. Será que vai dar certo? Com certeza, cada problema admite diversas soluções, mas é mais provável que a utilização de uma pessoa com outra estrutura de estilo

gerencial seja mais adequada. Para cada tipo de situação, existe um estilo que mais se adapta.

 

- Se você é um Toma e Controla típico, ou seja, uma pessoa que é movida a desafios, capaz de ser completamente dirigida por eles, intensamente, talvez arranjar uma namorada do mesmo estilo seja uma grande possibilidade de brigas e desentendimentos, não é mesmo?

 

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Por Andréa Oliveira

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