WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gestão empresarial - administração financeira na pequena empresa

A empresa precisa se orientar pelo mercado sem abrir mão dos conceitos de administração financeira

O setor financeiro produz e coleta informações de grande peso nas decisões tomadas pela empresa. Na prática, equilibrar custos e despesas é o desafio constante do administrador financeiro e sua equipe. Esse profissional ocupa um cargo de função estratégica e sua qualificação, bem como a do grupo de trabalho que o acompanha, é indispensável para o sucesso do negócio. Afinal, os lucros também são resultado da aplicação dos conhecimentos certos por pessoas capacitadas para isso.

Na maioria dos casos, são decisões desastrosas e a má utilização dos recursos financeiros que comprometem a saúde do empreendimento. Foto: Stock.XCHNG

No comércio ou na indústria, seja qual for o setor de seu empreendimento, saber aplicar os recursos financeiros obtidos ou acumulados ao longo das atividades da organização é vital. A atuação em todos eles demanda pesquisas de mercado bem delineadas, projetos estruturados sobre bases financeiras sólidas e metas realistas quanto às condições de expansão da empresa, bem como de ações estudadas de contenção de gastos ou de aquisição de novos.

“Aqui reside a importância do planejamento e das boas práticas de administração.(...) Muitas pessoas reclamam da falta de recursos para levar o negócio à frente. Ora, a experiência mostra que, na maioria dos casos, são decisões desastrosas e a má utilização dos recursos financeiros que comprometem a saúde do empreendimento”, afirma o especialista em administração financeira Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

De acordo com o especialista, é importante que a empresa se oriente sempre pelo mercado, ou seja, pelo cliente. Contudo, é preciso estar fundamentada em conhecimentos da área de finanças. Para auxiliar os empresários nessa importante tarefa, o curso aborda os principais conceitos da administração financeira. Conheça dicas desse conteúdo:

Identificação do mercado-alvo

O equilíbrio financeiro depende de um correto posicionamento estratégico no seu segmento de mercado para depois estruturar os recursos de forma a obter o maior benefício na venda de produtos e serviços.

Segmentos que surgem e desaparecem não são interessantes. Uma boa segmentação envolve a divisão do mercado por uma sucessão de variáveis. As bases utilizadas para esta divisão são: localização geográfica (limites políticos, área comercial); características demográficas (idade, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião, tamanho da família), entre outras.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos pode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio.

Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, com o objetivo de operar de forma racional, eficiente e lucrativa.

Margem bruta de comercialização

A margem bruta de comercialização representa a diferença, em valor ou percentual, entre o preço de venda de um determinado produto ou serviço e o seu custo. A margem bruta de comercialização pode também representar o índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda. Nesse caso, a margem também é conhecida como mark-up.

Administração de estoques

Administrar estoque é evitar o excesso ou insuficiência de abastecimento ou extravio de insumos ou mercadorias. O excesso de estoques representa maiores custos para a empresa, não só operacionais (espaço, cuidados, etc.), como financeiros (recursos investidos).

Por outro lado, a insuficiência representa paralisações no processo produtivo, queda de produtividade, perda de venda, ou seja, menores retornos para o empresário. Finalmente, os controles evitam perdas, extravios ou até roubo de produtos e, ou mercadorias, significando redução de custos na empresa.

Por Luci Silva

 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado doméstico

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fernando Oliveira Cumona

20 de jun. de 2023

A matéria é boa está me capacitar.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2023

Olá, Fernando Oliveira Cumona! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?