Como selecionar pessoas que se encaixam “como uma luva” em uma empresa? Como evitar a rotatividade de colaboradores? O que fazer para ter profissionais motivados? Exitem muitas ações e procedimentos para uma boa gestão de pessoas nas organizações, que podem melhorar a produtividade e o ambiente organizacional.
Comunicação empresarial
A eficiência na comunicação interna é fundamental no dia a dia das empresas. É importante que todos, desde a diretoria até os colaboradores, falem a mesma língua para que os objetivos possam ser alcançados.
Mas, lembre-se que não nos comunicamos somente por palavras. Assim, é preciso ficar atento ao tom de voz e ao comportamento da comunidade empresarial. Várias pesquisas sobre esse assunto revelaram que somente 8% da comunicação está no que o ser humano diz. O tom da voz é responsável por 38% e o comportamento por 54%. Isso quer dizer que o poder está em como se vive aquilo que se quer transmitir.
Para se comunicar, muitas empresas utilizam jornalzinho, murais e folders. Mas é possível ir além, promovendo cafés, reuniões para a direção responder as perguntas diretamente aos funcionários e um canal aberto e sigiloso entre os líderes e subordinados.
Seleção de pessoas
Selecionar funcionários não é tarefa tão simples e fácil como parece. É preciso ter um bom método de seleção para identificar candidatos que tenha o perfil desejado pela empresa.
O consultor Hélvio Tadeu, professor do curso Gestão de Pessoas, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que “é ideal que o processo de seleção utilizado possa verificar se o conjunto de características, conhecimentos, habilidades e atitudes, não só declarados, mas também demonstrados em empregos anteriores, estão adequados ao cargo pleiteado”.
Programa de treinamento
O que é treinamento? É um processo que desenvolve qualidades nas pessoas para capacitá-las a serem mais produtivas e a contribuírem melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.
Muitos gestores confundem o treinamento com o desenvolvimento de pessoas. Embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente.
O primeiro passo para o treinamento é o levantamento das necessidades. Para diagnosticá-las faça pesquisas internas, crie novas metodologias capazes de desvendá-las. O endomarketing e a comunicação empresarial têm um importante papel nessa fase.
Para Tadeu o treinamento deve ser uma atividade contínua. “Mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, alguma orientação e melhoria das habilidades sempre deve ser introduzida ou incentivada”, diz o professor no curso do CPT.
Equipe de trabalho
Quando um chefe entende o processo e as atitudes que transformam um grupo de pessoas em um equipe, significa que o sucesso do empreendimento está muito perto. Para essa formação é preciso vencer obstáculos como, características individuais, que se interagem com aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais, num arranjo nem sempre muito harmonioso.
Avaliação de desempenho
Um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado e desenvolvido traz melhorias a curto, médio e longo prazo.
Um programa de avaliação do desempenho é positivo para o gestor, pois é um possível meio para neutralizar a subjetividade e propor providências para melhorar o padrão de desempenho dos subordinados. Para o funcionário tem como vantagem conhecer as expectativas de seu chefe a respeito do seu desempenho, verificando seus pontos fortes e fracos.
Mas fazer avaliação de desempenho sem ter um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas não faz sentido. Devido a isso, o funcionário ainda é beneficiado com estágios, cursos e outras providências que tornarão sua experiência profissional ainda mais enriquecida.
Por: Ariádine Morgan
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