Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Franquias são o negócio da vez

O crescimento do setor de franquia, em 2010, chegou a 20,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising

Muita gente, quando deseja montar o próprio negócio, pensa primeiramente no modelo de franquia.

Ser franqueado não é ser somente patrão nem apenas empregado, é uma mistura desses dois lados. O franqueado gerencia a loja; porém, nos moldes do criador da franquia. É o suporte do franqueador em troca de porcentagem do faturamento.

Por isso, muita gente, quando deseja montar o próprio negócio, pensa primeiramente nesse modelo, por ser um empreendimento de baixo risco. Apesar de oferecer maior segurança, o sucesso da firma só será alcançado com muita dedicação e entusiasmo.

Mitos e verdades

Existe  o pensamento que investir em franquias dá retorno rápido e garantido.

Há uma crença de que gerenciar uma franquia dá pouco trabalho. Mas, principalmente no início, é preciso se empenhar muito. As regras da franqueadora foram criadas para garantir a eficiência do negócio, por isso é importante que o proprietário seja obediente às normas, sem discuti-las.

Existe, ainda, o pensamento que investir em franquias dá retorno rápido e garantido. É preciso ter em mente que o franqueador não garante rentabilidade, faturamento ou lucratividade, devendo tal expectativa ser muito bem analisada.

Outro mito é pensar que a própria marca “se vende”. Apesar de estar fazendo parceria com uma marca conhecida, é preciso divulgá-la com eficiência. Confiar exclusivamente na força do nome e tomá-lo como permanente pode ser um erro grave.

Todas as cláusulas do contrato são importantes.

Contrato

O contrato é o documento que formaliza o relacionamento e define os direitos e deveres do franqueador e do franqueado. Nele todas as cláusulas são importantes; pois, uma vez formalizado, deve ser integralmente cumprido. Não existe um modelo, pois cada um deve ser elaborado para refletir a realidade da empresa.

Deve conter a descrição das possibilidades que o franqueado tem para utilizar o nome, os sinais distintivos da marca, os produtos, embalagens e serviços da rede. O franqueador define como trabalhar a marca, se comprometendo em repassar ao franqueado as peças de publicidade e promoções criadas.

Mercado

O crescimento do setor de franquia, em 2010, chegou a 20,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising - ABF. Tradicionalmente comum como alternativa de expansão para médias e grandes empresas de fast food, academias e lavanderias, o sistema está se tornando alternativa de crescimento, também, para pequenos e médios negócios.

É uma oportunidade de crescer sem usar grande quantia de dinheiro do próprio caixa. Dentro do segmento, as empresas que tiveram maior destaque no último ano foram as ligadas à alimentação. Além delas, outras oportunidades listadas pelos consultores de franquias são para fornecedores de serviços, programas de gestão, desenvolvimento de software, capacitação, programas de retenção de talentos, benefícios e estruturação das redes.

Dicas

Para investir nesse ramo, o primeiro requisito é ter afinidade com o segmento e a marca.

Para investir nesse ramo, o primeiro requisito é ter afinidade com o segmento e a marca. Mas também é importante desenvolver o empreendedorismo, ser dinâmico, bem como saber fazer a análise do mercado e ter dedicação pessoal.

Dê prioridade às opções que oferecem retorno em 24 meses, treinamento e acompanhamento do funcionamento nos dias de inauguração. Antes de assinar o contrato, verifique com cuidado o volume de cobranças por taxas adicionais e multas.

Peça opinião de um consultor ou advogado. Ele não poderá mudar as cláusulas, uma vez que o documento é de adesão, mas poderá esclarecer as dúvidas para que a decisão seja tomada com segurança.

Por: Clara Peron.

 

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

Com Prof. Adriano Godoy

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora

Com Prof. Carlos Ruben

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Flávia Ribeiro de Freitas

14 de fev de 2013

O mercado de franquias é o que mais cresce em termos de empreendimento, justamente pela junção de recursos que fortalecem o baixo risco do investimento. O mercado educacional há dezenas de franquias educacionais e a escolha da franquia deve levar em conta o seu perfil e a sua vivência empreendedora. Eu assino a newsletter semanal do SUPERA que possui notícias e artigos sobre o mercado de franquias, detalhes no site http://www.franquiaeducacional.com e também acompanho o Portal do Franchising. São conteúdos que nos ajudam a avaliar o franchising brasileiro. Flávia Ribeiro Estudante de Publicidade

Outros artigos relacionados à área Gestão Empresarial

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade