Ser franqueado não é ser somente patrão nem apenas empregado, é uma mistura desses dois lados. O franqueado gerencia a loja; porém, nos moldes do criador da franquia. É o suporte do franqueador em troca de porcentagem do faturamento.
Por isso, muita gente, quando deseja montar o próprio negócio, pensa primeiramente nesse modelo, por ser um empreendimento de baixo risco. Apesar de oferecer maior segurança, o sucesso da firma só será alcançado com muita dedicação e entusiasmo.
Mitos e verdades
Há uma crença de que gerenciar uma franquia dá pouco trabalho. Mas, principalmente no início, é preciso se empenhar muito. As regras da franqueadora foram criadas para garantir a eficiência do negócio, por isso é importante que o proprietário seja obediente às normas, sem discuti-las.
Existe, ainda, o pensamento que investir em franquias dá retorno rápido e garantido. É preciso ter em mente que o franqueador não garante rentabilidade, faturamento ou lucratividade, devendo tal expectativa ser muito bem analisada.
Outro mito é pensar que a própria marca “se vende”. Apesar de estar fazendo parceria com uma marca conhecida, é preciso divulgá-la com eficiência. Confiar exclusivamente na força do nome e tomá-lo como permanente pode ser um erro grave.
Contrato
O contrato é o documento que formaliza o relacionamento e define os direitos e deveres do franqueador e do franqueado. Nele todas as cláusulas são importantes; pois, uma vez formalizado, deve ser integralmente cumprido. Não existe um modelo, pois cada um deve ser elaborado para refletir a realidade da empresa.
Deve conter a descrição das possibilidades que o franqueado tem para utilizar o nome, os sinais distintivos da marca, os produtos, embalagens e serviços da rede. O franqueador define como trabalhar a marca, se comprometendo em repassar ao franqueado as peças de publicidade e promoções criadas.
Mercado
O crescimento do setor de franquia, em 2010, chegou a 20,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising - ABF. Tradicionalmente comum como alternativa de expansão para médias e grandes empresas de fast food, academias e lavanderias, o sistema está se tornando alternativa de crescimento, também, para pequenos e médios negócios.
É uma oportunidade de crescer sem usar grande quantia de dinheiro do próprio caixa. Dentro do segmento, as empresas que tiveram maior destaque no último ano foram as ligadas à alimentação. Além delas, outras oportunidades listadas pelos consultores de franquias são para fornecedores de serviços, programas de gestão, desenvolvimento de software, capacitação, programas de retenção de talentos, benefícios e estruturação das redes.
Dicas
Para investir nesse ramo, o primeiro requisito é ter afinidade com o segmento e a marca. Mas também é importante desenvolver o empreendedorismo, ser dinâmico, bem como saber fazer a análise do mercado e ter dedicação pessoal.
Dê prioridade às opções que oferecem retorno em 24 meses, treinamento e acompanhamento do funcionamento nos dias de inauguração. Antes de assinar o contrato, verifique com cuidado o volume de cobranças por taxas adicionais e multas.
Peça opinião de um consultor ou advogado. Ele não poderá mudar as cláusulas, uma vez que o documento é de adesão, mas poderá esclarecer as dúvidas para que a decisão seja tomada com segurança.
Por: Clara Peron.
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Comentários
Flávia Ribeiro de Freitas
14 de fev. de 2013O mercado de franquias é o que mais cresce em termos de empreendimento, justamente pela junção de recursos que fortalecem o baixo risco do investimento. O mercado educacional há dezenas de franquias educacionais e a escolha da franquia deve levar em conta o seu perfil e a sua vivência empreendedora. Eu assino a newsletter semanal do SUPERA que possui notícias e artigos sobre o mercado de franquias, detalhes no site http://www.franquiaeducacional.com e também acompanho o Portal do Franchising. São conteúdos que nos ajudam a avaliar o franchising brasileiro. Flávia Ribeiro Estudante de Publicidade