No limiar do século XXI, nos deparamos com uma modernidade tamanha que nos obriga a mudarmos ou aprimorarmos nossos conhecimentos e a maneira de pensar e agir. Começa pela globalização, que é um processo de integração econômica, social, cultural e espacial, no qual se busca a comunicação entre os países e a redução nos custos de produção, visando aumentar os lucros. Isso permite, por exemplo, que uma empresa, de um determinado país, produza a sua mercadoria em outro território do Globo, onde os custos são menores, e exporte esses produtos para outros países, inclusive, para o seu de origem, obtendo maior retorno financeiro e, em consequência, maior crescimento.
Isso tem sido a causa do grande fortalecimento de algumas empresas, de tal maneira que, se isolarmos as 100 maiores economias mundiais perceberemos que mais da metade delas são empresas, e não países como, a princípio, poderíamos esperar. Nesse contexto, englobamos o franchising, que é uma forma moderna de expansão dos negócios mediante a cessão de técnicas, conhecimentos, processos, produtos ou serviços a outras empresas que se tornarão parceiras, e passarão a contribuir para com o crescimento e o fortalecimento de uma determinada marca mediante o estabelecimento de uma rede própria.
Franquias são sistemas de negócio baseados na cessão por uma empresa - a franqueadora - dos direitos de uso de sua marca por outra - a franqueada. Em alguns casos, são cedidos, também, o direito de uso de tecnologia de implantação e administração do negócio ou o sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador. Em troca, o franqueado paga taxas pela utilização dos serviços.
Dados do Sebrae mostram que 80% das empresas independentes fecham em cinco anos, contra somente 8% das empresas franqueadas. Esses índices têm aumentado o número de interessados pelo sistema de franquias.
As empresas se tornarão parceiras e passarão a contribuir para com o crescimento e o fortalecimento de uma determinada marca.
No entanto, o ponto de partida para o sucesso como franqueador se resume, basicamente, no entendimento de dois temas abrangentes e muito importantes, que são a capacidade de gestão de um negócio de sucesso comprovado perante o mercado; e o entendimento correto do sistema de franqueamento.
Com o objetivo de disponibilizar informações sobre o conhecimento profundo do sistema franchising, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora”, no qual você receberá informações do professor Carlos Ruben Pinto, administrador de empresas; consultor do atendimento especializado de franchising do Sebrae – MG; e reconhecido, nacionalmente, pelos serviços prestados na área de formatação de franquias e consultoria de franchising.
Os assuntos abordados no mesmo incluem: o que é o franchising; vantagens e inconvenientes; tipos e taxas de franquias; a empresa como franqueadora; ciclo de uma franquia; funções estratégicas do franqueador; e exemplos de franqueadoras.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
O franchising é um sistema de parceria empresarial, no qual a franqueadora cede aos franqueados não só o direito de uso da marca, de seus produtos e serviços, mas também seus conhecimentos de administração, as estratégias para driblar as dificuldades, os caminhos que conduzem aos acertos e o comprometimento com o sucesso da operação comercial. Então, o franchising é, também, um sistema de transferência de conhecimentos e de informações, e aprender a trabalhar com ele é um fator determinante de sucesso.
Para o empresário que quer transformar sua empresa em uma franqueadora deve ficar bem claro, já desde o início, que o novo negócio é este: transferir os conhecimentos, experiências bem sucedidas e informações sobre o empreendimento para seus franqueados. Por isso, não é recomendado a ninguém entrar no franchising com poucos ou vagos conhecimentos.
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