WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empresário, descubra como pagar menos impostos

Quando o empresário realiza planejamento tributário na empresa, ele passa a pagar menos impostos

Empresário, descubra como pagar menos impostos

“A administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento, principalmente em época de crise. Portanto, o administrador financeiro precisa, de forma contínua, analisar o mercado e criar estratégias para reduzir custos e obter bons lucros”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa em Livro+DVD e Online.

De acordo com Richard Domingos, diretor executivo da Confirp, quando o empresário realiza planejamento tributário na empresa, ele passa a pagar menos impostos. Mas é essencial receber consultoria contábil de qualidade, para garantir a boa saúde financeira do empreendimento. Atualmente, em média, 34% do faturamento das empresas vão para os impostos. E uma boa saída é a elisão fiscal (planejar o pagamento dos tributos).


Não confunda elisão fiscal com evasão ilícita

Trata-se de um meio de reduzir os impostos sem infringir a lei. Com o planejamento dos tributos, a empresa se ajusta às contínuas mudanças tributárias. Dessa forma, o empresário consegue administrar o pagamento dos impostos mais acertadamente, o que aumenta os lucros do negócio. Entretanto, não se deve confundir elisão fiscal com evasão ilícita. Esta é uma forma (ilegal) de sonegar impostos, o gera graves penalidades ao empresário.


Há três formas de tributação no Brasil

É imprescindível que o empresário conheça as formas de tributação praticadas no Brasil. O Simples Nacional, por exemplo, é ideal para empresas (micro e pequenas) com altas ou médias margens de lucro e despesas baixas. Já o Lucro Presumido se enquadra muito bem em empresas com margens reduzidas de lucro, valor baixo na folha de pagamento e despesas operacionais reduzidas. Por fim, o Lucro Real é perfeito para empresas com lucro abaixo de 32% da receita bruta.


O planejamento tributário tem caráter específico

É importante destacar que a tributação adotada pela empresa, no próximo ano fiscal, pode ser realizada até o início do próximo ano. Entretanto, é impreterível que as análises sejam feitas com antecedência (preferencialmente por um contador experiente) para que não ocorram erros desnecessários. Como há inúmeras variáveis de uma empresa para outra, o planejamento tributário deve ser realizado de forma individual e específica.


Como é realizado o planejamento tributário?

Em síntese, o planejamento tributário ocorre da seguinte forma: por meio da análise das finanças da empresa, além do emprego de ações ajustadas aos negócios, aos atos jurídicos ou às situações materiais (com carga tributária menor e resultado econômico maior), realizadas por pessoa jurídica, com o objetivo principal de reduzir os impostos da empresa.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: jornalcontabil.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!