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E-commerce: como fidelizar seus clientes

Apesar da experiência de compra ser virtual, você deve tratar seus clientes como se ela fosse real

E-commerce

Na conjuntura atual, em um mundo cada vez mais conectado, faz parte da rotina dos consumidores, realizar compras online. Assim, é possível comprar de forma fácil e prática, comparando o preço e as especificações do produto em tempo real. Por conta disso, o e-commerce desponta como uma poderosa ferramenta no comércio de produtos e até de serviços.

Essa nova forma de comércio, que é feita de forma online, apesar de ter crescido muito no país e angariado cada vez mais clientes, no anseio da facilidade, agilidade e comodidade na hora de realizar a sua compra, tem esbarrado em um desafios que intriga dos empreendedores desse setor: fidelizar seus clientes, isto é, fazer com que eles realizem uma compra e, posteriormente, voltem a comprar no seu site.

Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, explica que O tema fidelização de clientes afeta todos nós, independente de sermos clientes, empresários ou gestores de empresas. O tempo todo nós criamos expectativas sobre aquilo que nos oferecem e sobre aquilo que nós recebemos. Quando há uma equalização sobre aquilo que desejamos com o que recebemos, nós ficamos satisfeitos.

Além de uma boa experiência de compra, é preciso oferecer mais aos seus clientes. É fato que a confiança “cara a cara” é mais fácil do que online, mas a partir do momento que seu cliente “sai” da sua loja satisfeito, ele tem muito mais chances de voltar, mesmo que se trate de uma loja virtual.

Confira a seguir algumas informações importantes para quem deseja fidelizar seus clientes do e-commerce:

Experiência de compra

Já mencionada, sabe-se que uma excelente experiência de compra é fundamental para os clientes do e-commerce. Facilitar o acesso às informações, bem como criar uma “área do cliente” são ações necessárias para que o cliente se sinta “em casa”.

Interação

O primeiro passo para que seu cliente se sinta à vontade em sua loja virtual, é a interação que você promove com ele. Sabe o tradicional “posso ajudar?”, ele pode servir também para o e-commerce, quando você adiciona uma janela de bate-papo ao vivo para tirar as possíveis dúvidas de seu cliente na hora da realização da compra. Isso, claro, sem deixar de destacar a personalidade do seu negócio. As redes sociais, poderosa ferramenta para comerciantes, também podem ajudar nesse caso, a partir do momento que você torna sua marca presente nelas e interage através delas com os seus clientes.

Identidade

Além de um produto ou serviço de qualidade, é preciso criar uma identidade para a sua empresa, para que ela possa se destacar em meio a outras. E isso deve ser prioridade: os clientes devem ser capazes de reconhecê-la em qualquer contexto ou plataforma, com todos os seus detalhes bem definidos. Isso, além de transmitir confiança, transmite seriedade.

Reputação

Dado que, no ambiente virtual, não há contato do cliente com algum vendedor, por exemplo, você pode criar outras formas de apresentar seu produto a ele. Seja em blogs ou até em vídeos, faça uma pequena demonstração ou reúna depoimentos de outros clientes para que, antes de vender, você consiga mostrar seu produto aos seus clientes.

Lembre-se que, apesar de clientes virtuais, você precisa tratá-los como clientes reais, para que ele consiga se sentir “parte” da sua loja e confie nela para realizar uma, duas ou até várias compras online.



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Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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