A dinâmica de grupo é proveitosa no sentido em que permite compreender como as pessoas se comportam dentro de um grupo, uma vez quem durante as entrevistas individuais, os candidatos podem mascarar comportamentos.
“Além disso, ela promove maior liberdade de interação e, enquanto realizam as tarefas propostas, as pessoas envolvidas expressam reações genuínas, possibilitando uma melhor percepção do perfil dos candidatos”, afirma Gregório Ventura, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas em Vendas.
Uma boa dica quanto ao planejamento de atividades para as dinâmicas é incluir atividades que correspondam ao trabalho a ser desempenhado pelo vendedor. Por exemplo: se você precisa contratar um vendedor que seja persuasivo e saiba argumentar, capaz de lidar com situações difíceis em vendas, uma boa proposta de dinâmica envolveria a simulação de venda de um produto ou serviço.
Esse tipo de proposta permite conhecer o tipo de abordagem do candidato e como ele se porta diante de situações que envolvam maior dificuldade na arte de vendas. Se o tipo de abordagem do vendedor é um critério fundamental no processo de seleção, ofereça aos candidatos a oportunidade para fazer uma abordagem de venda de um produto tangível ou intangível: uma apólice de seguro, um bem material.
Essa simulação de venda cumprirá com o propósito de avaliar e sentir se a pessoa se sai bem em determinadas situações e como ela se posiciona perante o cliente.
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Por Silvana Teixeira.
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