WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para o gerenciamento de crise em seu negócio? Temos!

Uma empresa pode entrar em crise por motivos externos ou internos, que prejudicam a sua imagem e os seus negócios

Crise na empresa - imagem meramente ilustrativa

Sejam de qualquer tamanho ou pertencendo a qualquer ramo, todas as empresas estão sujeitas a passar por um momento de crise. Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, como problemas de imagem, acidentes de trabalho, divergências legais e até desastres naturais. Nesse contexto, saber gerenciar esse momento é essencial para que ele não acarrete a falência do seu negócio.

Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento, destaca que o gerenciamento de crises é uma habilidade essencial para os empreendedores modernos, principalmente para aqueles que possuem negócios mais arriscados.

Gerenciamento de crise

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é considerado “crise”: problemas inesperados, decorrentes de fatores externos ou internos que podem causar prejuízos financeiros e à reputação da empresa. Dito isso, fica fácil definir que saber realizar uma boa gestão de crise está relacionado a conseguir lidar com esses problemas, tomando decisões rápidas e acertadas para evitar que eles se tornem insustentáveis.

É desejável, também, saber se posicionar à frente dos problemas, atuando na identificação precoce e evitando que eles ocorram e que seus efeitos sejam sentidos. O gerenciamento de crise se torna importante, então, para reduzir ou evitar o impacto que a crise pode causar, tanto dentro da empresa, quanto fora dela.

Dicas para realização de um gerenciamento de crise

- Clientes

Toda empresa precisa de clientes para se manter “viva”. Nesse caso específico, buscar entender qual é a percepção do seu público é uma forma de se enxergar a saída para qualquer crise. Se você sabe o que seus clientes esperam e como veem sua marca ou empresa, fica mais fácil estabelecer uma “conexão” com eles.

- Experiência

A ideia de oferecer uma boa experiência ao cliente é extremamente atual e necessária. Após experimentar um bom momento com a sua empresa, a fidelização é facilitada e a competitividade aumenta. Mesmo em crise, você não pode oferecer um atendimento ruim ou um produto sem qualidade.

- Comitê

Com certeza os problemas surgirão. Entretanto, quando surgirem, alguns colaboradores podem estar designados a lidar com eles. Isso não significa que você deve montar uma equipe apenas para isso, mas sim reunir um comitê que possa se dedicar, mesmo que parcialmente, à lida com os entraves que podem ocorrer.

- Riscos

Colocar o pé no chão também é uma boa estratégia para gerenciamento de crise. Isso significa entender quais riscos a sua empresa corre, conhecendo seus pontos fracos. Até mesmo os riscos considerados mais “simples” precisam ser identificados nesse momento.

- Plano de gerenciamento

A criação de um plano de gerenciamento não deve ser feita somente quando você se deparar com a crise. Logo, antecipando-se a ela, fica mais fácil evitar o surgimento de problemas e a tomada de decisões impensadas, o que pode acentuar ainda mais qualquer obstáculo que venha a dificultar a vida se sua empresa. Vale ressaltar que cada negócio deve possuir um plano de gerenciamento singular.

- Comunicação

No meio empresarial, a comunicação é uma das principais habilidades de gestores de sucesso. Comunicar-se eficientemente com os clientes, com o mercado e com a equipe de trabalho, por exemplo, é uma das formas de garantir um negócio mais transparente e menos suscetível a problemas.

- Trabalho

Por fim, mas não menos importante, o trabalho contínuo e árduo é uma das principais saídas para levar uma empresa à ascensão. Não se esqueça de que o trabalho para se solidificar em meio ao mundo dos negócios pode levar anos, porém podem ser necessários apenas alguns meses para que o gestor veja a ruína de seu negócio ou para que sofra danos que não podem ser revertidos de uma hora para a outra.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Como Administrar Pequenas Empresas
Empreendedorismo e Inovação

Fonte: Resultados Digitais – resultadosdigitais.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!