WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Dicas para o controle financeiro de pequenas empresas

A cada quatro empresas, uma fecha precocemente por, dentre outras causas falha de planejamento financeiro

Planejamento financeiro - imagem ilustrativa

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, ressalta que a administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos e despesas, e obter lucros.

Estudos apontam que a cada quatro empresas, uma fecha precocemente, antes de completar 2 anos no mercado. Dentre as causas do fracasso dessas empresas, a falha de planejamento financeiro é uma das principais.

Empreendedores encontram dificuldade em visualizar os números da empresa e veem suas tomadas de decisões dificultadas por conta disso. O problema da má gestão financeira é ainda maior em pequenas empresas, que não possuem recursos para contratar um profissional capacitado para tal, o que, fatalmente, desemboca na falência.

Os números de uma empresa dizem muito. É preciso estar atento ao fluxo de caixa para os próximos meses ou semanas, por exemplo. Porém, como essa tarefa é um pouco complicada, fique tranquilo. Apresentaremos algumas dicas que te ajudarão a ter um melhor controle financeiro em seu negócio:

Princípio da entidade

De acordo com a resolução que dispõe sobre os princípios contábeis – Resolução CFC 750/93 –, “O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.” (sic)

Esse trecho nos deixa o ensinamento de que o dinheiro da empresa é da empresa e não deve ser misturado com o dos sócios. Em outras palavras, fica praticamente impossível analisar o financeiro da empresa quando há retiradas frequentes para pagamento de contas pessoais, por exemplo. Apenas após a análise dos resultados e constatação de que há lucro é que se distribui o dinheiro aos sócios (inclusive para você).

Organização

O controle financeiro é muito mais eficiente quando há organização nas finanças. Esse controle pode ser feito de várias formas, basta ter um método e segui-lo. Basicamente, você precisará desses passos para conseguir melhor organização:

i. Checklist: reunião de todas as informações e pendências em forma de lista, de forma que se verifique a realização das tarefas necessárias.
ii. Pastas organizadas: sejam físicas ou virtuais, as pastas com documentos devem estar organizadas, para que os processos sejam mais práticos e dinâmicos.
iii. Conciliação bancária: esse processo é simples e considerado desnecessário por muitos empresários. Porém, é fundamental para que se verifique com exatidão as informações bancárias com o extrato financeiro de sua empresa.
iv. Comprovantes: mesmo conferindo os extratos, os comprovantes de pagamento devem ser armazenados para, caso necessário, sejam consultados futuramente.

Relatórios e indicadores

Alguns relatórios e indicadores também são fundamentais para que, na hora de realizar análises financeiras sobre seu negócio, a tarefa seja mais simplificada:

i. Fluxo de caixa: relatório que engloba todas as entradas e saídas de caixa.
ii. Orçado x Realizado: relatório utilizado para traçar metas e para analisar se o que foi planejado estava dentro do previsto. Permite também revisão das metas e acompanhamento do planejamento.
iii. Ponto de equilíbrio: indicador que determina qual o volume mínimo de faturamento de que a empresa precisa para não obter prejuízos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa
Matemática Financeira
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Smart – Inteligência Empresarial – smartie.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!