
Implantar a cultura de feedback traz inúmeras vantagens para a empresa. Quando recebe feedbacks construtivos, o colaborador passa a aprimorar suas habilidades e competências para trazer melhorias para a companhia. Além disso, os feedbacks são uma forma produtiva de melhorar a comunicação, reduzir a rotatividade de funcionários e implantar mudanças. Entretanto, para isso, são necessárias algumas estratégias bem estruturadas.
Permitir que os colaboradores compartilhem suas ideias e opiniões é de suma importância para que os líderes reavaliem e realinhem seus objetivos. Além disso, por meio dos feedbacks, os líderes mostram aos funcionários que reconhecem e valorizam o empenho deles para entregar resultados cada vez melhores para a empresa. Dessa forma, eles se mantêm motivados e passam a agir proativamente.
"Feedbacks contínuos fazem com que o colaborador perceba o seu desenvolvimento profissional, além de melhorar a sua integração com a equipe. Sem falar que os feedbacks em curto prazo evitam perda de tempo e recursos com avaliações longas e cansativas, além de evitarem problemas futuros", explica Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.
Veja como implantar a cultura de feedback na empresa
Seja um bom exemplo
O líder deve participar da implantação da cultura de feedback na empresa. Nesse sentido, ele deve ser um bom exemplo para seus colaboradores, orientando comportamentos desejáveis. Entretanto, ao se comunicar abertamente com a equipe, por meio de feedbacks transparentes e sinceros, o líder deve ser cauteloso em busca de resultados satisfatórios.
Torne o feedback uma rotina
O líder deve fazer do feedback uma rotina até que se torne um hábito natural. Ao invés de aguardar a opinião dos colaboradores, o líder deve estimular o diálogo. Nesse momento, é fundamental ser o mais honesto possível em relação ao desempenho de cada membro da equipe e sugerir melhorias.
Peça feedback à equipe
O feedback deve ser bilateral, ou seja, o líder não apenas deve dar feedback como também receber. Para isso, ele deve perguntar à equipe em que aspectos pode melhorar para que todos juntos sigam rumo ao sucesso. Para maior espontaneidade, o líder deve fazer isso quando em grupo com o seu time.
Valorize a equipe
Nos feedbacks, o líder também deve valorizar os funcionários que apresentaram bom desempenho. Para isso, basta elogiar um comportamento, ou mesmo destacar uma qualidade do colaborador. Com isso, cada integrante da equipe se sente motivado e pronto para fazer sempre mais e melhor.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1
Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas
Fonte: MXM Sistemas
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.