WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Dicas para bombar o seu mercadinho

Os minimercados possuem potencial para movimentar bilhões de reais ao ano

Minimercado - imagem ilustrativa

Ainda que existam grandes redes de supermercados, famosas e consolidadas, os pequenos mercados também têm despertado o interesse das pessoas. Com um atendimento mais pessoal e direcionado, os donos de minimercados têm investido também em três conceitos que cativam os clientes: praticidade, agilidade e proximidade.

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, ressalta que o segmento dos minimercados vem crescendo a cada ano que se passa e possui potencial para movimentar bilhões de reais ao ano, garantindo bom faturamento aos donos e tornando-se uma atividade boa para se investir.

Em relação à praticidade dos minimercados, é possível destacar o fato de que, geralmente, estão mais próximos das pessoas, o que torna mais cômodo para elas o ato de fazer compra, sem que precisem se deslocar por grandes distâncias, inclusive nos momentos que precisam de comprar algo de forma imediata.

Outro fator crucial para a conquista dos clientes é a proximidade. Por serem de porte pequeno, geralmente os clientes são conhecidos e tratados pelo nome, além de poderem desfrutar do famoso “fiado”.

Há, ainda, outras dicas que podem ajudara bombar o seu mercadinho. Confira:

Inovação

Talvez um dos maiores desafios de qualquer empreendedor seja a inovação. Ao mesmo tempo, investir nela pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Isso porque os clientes estão sempre à procura de novas experiências, o que faz da inovação algo necessário para manter a clientela. É possível oferecer benefícios exclusivos a seus clientes ou até aumentar a variedade de marcas e de produtos disponíveis. E, mais além, a inovação pode estar na disponibilização de produtos diferenciados, como é o caso dos alimentos sem glúten e lactose, que têm sido preferidos por muita gente na hora da compra.

Divulgação

A divulgação é a alma do negócio. Para pequenos negócios, o marketing boca a boca é uma das melhores formas de atingir um número grande de possíveis clientes. Atualmente temos também as redes sociais, que alcançam um número expressivo de pessoas em pouco tempo. Provavelmente você já sabe disso e já tem um perfil em alguma rede social, não é mesmo? Mas, será que você usa essa rede de forma inteligente? A dica é fazer promoções e/ou divulgar ofertas exclusivas por meio das redes sociais, investindo em artes que atraiam o público e façam com que tenham vontade de conferir as ofertas pessoalmente.

Organização

Você sabia que a organização do mercadinho também influencia nas vendas? Muitos clientes se dirigem a esse local para comprar ingredientes para alguma receita específica. Logo, é interessante que eles estejam “agrupados”, isto é, próximos uns aos outros, para facilitar a compra. Certamente é impossível organizar o mercado de forma que atenda a todas as “receitas” de todos os clientes, mas é possível organizar alguns produtos pelo óbvio: por exemplo, a seção de macarrão deve estar ao lado ou em frente à de molhos.

Ofertas

Relacionado ao tópico anterior, os produtos em ofertas também devem ser organizados para despertar a atenção de quem vai às compras. Todo mundo conhece sua dispensa e sabe exatamente de quais produtos precisará em breve. Se chegam ao mercado e veem que um deles está em oferta, suas chances de vendê-lo são muito altas.

Mais dicas para um minimercado de sucesso

- O atendimento deve ser simpático e atento;
- Firmar parcerias comerciais e comprar itens coletivamente é importante para diminuir os custos e o preço do produto;
- A comunicação visual é importante para as vendas;
- Atenção à seção de frutas, legumes e verduras, pois elas são potenciais fidelizadoras de clientes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Empreendedorismo e Inovação
Marketing para Pequenas Empresas

Fontes: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
Hiper blog – hiper.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!