É muito importante atrair clientes e mantê-los fidelizados, mas isso não é tarefa fácil. Com a concorrência e o surgimento de novos negócios e empreendimentos, muitos clientes se perdem. Sendo assim, saber como atrair os clientes é muito importante para a saúde de qualquer negócio.
Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, ressalta a grande importância do cliente para a empresa e destaca que uma das principais atitudes que ajudam a fidelizar os clientes é deixá-los encantados com aquilo que oferecemos e fazê-los perceber que nosso produto ou serviço é necessário.
Os clientes são a alma de qualquer negócio, mas não é fácil conquistá-los. Confira abaixo algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:
Ofereça descontos e promoções para novos clientes
Os consumidores estão em busca do menor preço então se atraem facilmente por promoções e descontos.
Retome contato com clientes antigos
Procure em sua base de dados clientes afastados das compras e busque contatá-los regularmente por e-mail ou SMS.
Invista em Networking
Busque participar de eventos e convenções na sua área para poder sempre melhorar e conhecer as novas tendências do mercado.
Mantenha seu site sempre atualizado
Além dos sites, os clientes também podem buscar a empresa em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. É muito importante manter as redes sociais atualizadas e responder as mensagens dos clientes.
Invista em parcerias
Ter parcerias é uma estratégia de baixo custo e pode atrair muitos clientes. Busque parcerias com empresas que não sejam concorrentes e que possua a mesma base de clientes.
Espalhe conhecimento
Promover eventos, palestras, workshops e cursos online é uma maneira de divulgar sua empresa e seu produto. Além disso, a estratégia pode ser boa para a imagem da empresa.
Peça avaliações e utilize sites de pesquisas online
Antes de adquirir um produto, é muito comum a prática de buscar opiniões de terceiros. Pesquise como anda a avaliação da sua empresa em sites de pesquisa online, seja atencioso e busque responder as avaliações.
Participe de eventos comunitários
Estar presente em eventos beneficentes abertos ao público vai ser muito bom para a imagem da sua empresa, o que pode atrair mais clientes de maneira direta.
Incentive seu cliente a trazer novos clientes e peça indicações
Ofereça promoções ou cupons de desconto para clientes que trouxerem amigos. Você também pode pedir aos seus clientes já fidelizados indicações de novos clientes.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Curso Fidelização de Clientes
Curso Gestão de Pessoas em Vendas
Curso Ações de Sucesso em Vendas
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues
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