WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Dicas para a utilização do capital de giro

O capital de giro é fundamental para garantir a saúde das empresas

Administração financeira - imagem ilustrativa

A administração financeira de uma empresa vai muito além de um simples cálculo de preço e lucro. Há vários aspectos que envolvem todo o financeiro empresarial e que precisam ser conhecidos detalhadamente pelos administradores, pois podem ser decisivos no sucesso – ou fracasso – do seu empreendimento.

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, ressalta que a administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos e despesas, e obter lucros.

Um dos principais conceitos que remetem ao controle financeiro é o capital de giro, vital para todas as empresas, sobretudo para os pequenos negócios. Com ele, administradores conseguem controlar melhor suas receitas e despesas, repondo o estoque e garantindo dinheiro em caixa quando as vendas são feitas a prazo, por exemplo. Contudo, é fundamental que se planeje gastos e entradas de recursos.

O que é o capital de giro?

Resumidamente, o capital de giro é o dinheiro de que toda empresa precisa para se manter “ativa”. É composto por tudo o que a empresa possui em caixa, no banco, de tudo o que tem para receber e de todas as outras obrigações que sejam transformadas em receita para ela.

Quais são os tipos de capital de giro?

- Líquido: que inclui os recursos financeiros da empresa, como bens e imóveis, com exceção dos não circulantes;
- Negativo: ocorre quando a empresa não possui todos os recursos para quitar seus débitos e serve como um alerta para ela;
- Próprio: todo o capital que a empresa tem à sua disposição, sem empréstimos;
- Associado a investimentos: tipo de capital de giro que é direcionado para cobrir as despesas geradas por investimentos, por exemplo, quando a empresa deseja se expandir ou modernizar-se.

Dicas para uma boa gestão do capital de giro

Negociação

Em primeiro lugar, é necessário saber negociar com fornecedores e com clientes. A título de exemplificação, é possível pedir aumentos de prazo ou descontos em pagamentos à vista com fornecedores; enquanto, com clientes, pode-se incentivar o pagamento em dinheiro ou débito, além de tentar reduzir prazos.

Identificação e corte

Ao examinar todo o seu negócio, há a possibilidade de se encontrar custos que podem ser reduzidos ou eliminados. O controle do fluxo de caixa também é imprescindível para que as finanças da sua empresa estejam sempre corretas.

Disciplina

Muitos empreendedores possuem o péssimo hábito de misturar recursos pessoais com os da empresa. Em alguns casos, utiliza-se recursos da empresa para pagar despesas pessoais, sem controle dessa retirada. O pró-labore existe para isso, mas o controle é crucial para que as retiradas não sejam maiores que ele.

Estoque

Relacionado ao primeiro tópico, ao negociar com um fornecedor, pode ser que ele te ofereça uma grande quantidade de produtos por um preço melhor. Porém, deve-se tomar cuidado com isso, pois o resultado pode ser uma compra maior do que o necessário e um estoque abarrotado, comprometendo o seu capital de giro.

Empréstimos

É muito comum que empresas façam empréstimos para, em alguns casos, complementar o pagamento de fornecedores, por exemplo. Os administradores só precisam saber do óbvio: é necessário planejar-se para que a empresa consiga quitar esse empréstimo, pois, caso o contrário, ele pode acabar se tornando um problema ainda maior.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Matemática Financeira

Fontes: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
Blog Remessa Online – remessaonline.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!