
“O planejamento estratégico é um importante instrumento para que a empresa avalie eficientemente o cenário atual do mercado. Por meio dele, também é possível desenvolver planos de ação para o futuro com o objetivo de melhorar a competitividade da empresa, bem como captar e reter clientes”, ressalta Adriano Godoy, empreendedor e professor do Curso CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing.
Faça questionamentos
Para estruturar um planejamento estratégico eficiente, o empreendedor deve saber em que estado a empresa está no momento, quais as estratégias a serem utilizadas para alcançar os seus objetivos e até onde se pretende chegar com eles. Estes questionamentos preparam o empreendedor para seguir adiante, com mais segurança e pronto para enfrentar os mais engenhosos desafios.
Estude o mercado
Outro passo crucial é estabelecer metas com prazos definidos de conclusão. Para começar, o empreendedor deve estudar o mercado de atuação da empresa para conhecer as tendências, mudanças e projeções para o setor. Da mesma forma, é essencial fazer uma boa análise da concorrência para buscar um diferencial. Sem falar da importância de se analisar o público-alvo e seus hábitos de consumo.
Não se pode esquecer da análise SWOT, que avalia o potencial da empresa no mercado. Por meio dela, é possível identificar os pontos fracos e fortes da empresa, assim como os riscos e as oportunidades de negócio para o futuro. Nessa etapa, tudo o que pode impactar a empresa deve ser considerado pelo empreendedor. Por exemplo, como o isolamento social devido ao coronavírus pode afetar a empresa e o que pode ser feito para minimizar esse impacto.
Trace metas
Além disso, metas devem ser traçadas com base em um propósito. Algo deve motivar o empreendedor em busca dos seus objetivos. Entretanto, deve-se planejar cada passo para que os resultados sejam frutíferos. Dessa forma, as estratégias podem ser realinhadas de acordo com as mudanças do mercado e as próprias necessidades da empresa. Afinal, imprevistos podem acontecer ao longo da jornada rumo ao sucesso.
Monitore os processos
Como mencionado acima, cada passo em direção aos objetivos da empresa deve ser estrategicamente planejado. Todos os processos envolvidos devem ser monitorados pelo empreendedor para que ele possa tomar decisões mais acertadas e precisas. Isso pode ser feito com a ajuda de softwares de planejamento, ou ainda estatísticas formuladas por profissionais especializados.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing
Planejamento e Organização de Vendas
Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding
Fonte: Abertura Simples
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.