WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Descubra os principais erros ao contratar funcionários

Não pesquisar o histórico do candidato em empresas anteriores é um dos erros mais comuns ao contratar funcionários

Descubra os principais erros ao contratar funcionários

Algumas empresas, principalmente as de menor porte, que não contam com setor de RH, cometem erros ao contratar funcionários. Na verdade, até mesmo as grandes empresas acham essa tarefa complexa, que exige uma série de medidas. Embora o Departamento de Recursos Humanos desempenhe um importante papel na contratação do candidato, cabe ao gestor (chefe) tomar a decisão final: se contrata ou não o profissional. Sendo assim, não apenas o setor de RH como o gestor devem ficar atentos a alguns cuidados.


Pesquise o histórico do candidato em empresas anteriores

Raramente o gestor (ou setor de RH) pesquisa o histórico do candidato em outras empresas. Como a maioria dos currículos não informam os contatos de empresas anteriores, uma ótima medida é criar formulários com o campo “Referências” - onde os candidatos devem preencher todos os dados necessários para consulta. Afinal é de suma importância entrar em contato com antigos empregadores pala avaliar questões como: postura profissional, padrão dos serviços prestados ou motivo da demissão (se for o caso).


Se necessário, faça contraproposta salarial

Obviamente toda empresa deseja economizar ao contratar um novo funcionário. Entretanto, este pode ser um erro (com resultados nada vantajosos ao empregador). Ao selecionar um candidato experiente na área e com ótimas referências, não pense em poupar no salário. Inicialmente, faça uma proposta com o valor mais baixo para ver a reação do candidato. Caso ele não aceite a remuneração sugerida, não deixe de fazer uma contraproposta. É importante que ambas as partes fiquem satisfeitas.


Não se engane a respeito da primeira impressão

Tenha cuidado ao entrevistar um candidato. Não se engane a respeito da primeira impressão. Muitas pessoas transbordam simpatia, passam confiança e segurança no primeiro contato. Mas algumas ocultam o seu verdadeiro “eu”. Nesse caso, o exame psicológico pode ser uma excelente ferramenta para avaliar a personalidade da pessoa. Outra medida essencial ao empregador é consultar o passado profissional do candidato antes de fechar a contratação.


Divulgue as funções do cargo com critério

Outro erro bastante comum em algumas empresas é não divulgar as funções do cargo aos candidatos. No momento da divulgação da vaga, capriche na descrição do cargo de forma criteriosa, clara e objetiva. Muitos empresários e gestores não imaginam a importância dessa medida, mas será esse cuidado específico que definirá a qualidade dos profissionais que concorrerão à vaga.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: blog.controlle.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2
Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!