WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Desafios para ser um bom líder nos dias atuais

O papel do líder é essencial para ambientes empresariais, mas o momento atual obriga esse profissional a saber lidar com o “novo normal”

Líder - imagem ilustrativa

Edson Moura, um dos professores do Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança, ressalta que um líder não tem que ser, necessariamente, um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, melhorando-se a capacidade de gerentes e gestores lidarem com a rotina da equipe de trabalho em todos os tipos de empresas.

Entretanto, nos dias atuais, estamos sendo obrigados a conviver com um “novo normal”, o que, consequentemente, obriga diversos profissionais a se reinventarem. O papel do líder é decisivo em ambientes empresariais e continua tendo objetivos bem definidos, mas é necessário saber se adaptar à atualidade.

O grande crescimento do home office, por exemplo, tornou ainda mais desafiador o papel do líder, que passou a ter a necessidade de saber lidar também com seus pontos fracos e a redescobrir o seu papel enquanto gestor de equipes e/ou de empresas. Logo, torna-se evidente que só “sobreviverá” a esse cenário aquele profissional que conseguir se adaptar a tudo o que os tempos hodiernos trazem de novo.

De que um bom líder precisa?

Os modelos atuais de liderança vêm com o intuito de reforçar características que um bom líder deve possuir e também de potencializar “novas” habilidades. Além de saber trabalhar em equipe e de possuir influência sobre ela – influência não significa domínio ou autoritarismo, pelo contrário, significa motivar seus liderados a trabalharem cada vez mais satisfeitos –, é imprescindível prezar pela valorização da autogestão e ser empático com os liderados, isto é, se colocar no lugar deles para entender suas “dores” e anseios.

Dentre os diversos tipos de líder, é possível dar ênfase ao perfil do líder motivador, figura tão necessária em momentos de incertezas e inseguranças. Motivar uma equipe nunca foi uma tarefa simples e, em virtude da conjuntura atual, essa tarefa se tornou ainda mais obstaculizada.

O que um bom líder não deve fazer?

Mais do que saber o que fazer, é crucial que líderes tenham em mente atitudes que devem ser evitadas para que se estabeleça uma boa liderança:

- Confiança

Demonstrar falta de confiança pode acabar se tornando um “vírus” e contaminar toda a equipe. Profissionais desanimados e que passam boa parte do seu tempo reclamando de suas funções ou duvidando da sua capacidade têm a capacidade de afundar a produtividade de todos os que estão ao seu redor.

- Liderança

Deixar de representar a figura de líder também prejudica os novos modelos de liderança. Apesar de parecer uma informação óbvia, em momentos de descoberta de, como dito, um “novo normal”, é comum que se crie uma crise de identidade nos gestores, que desaprendem como é ser um líder, deixando sua equipe abandonada.

- Empatia

Basta pensar que os tempos mudaram não só para você. O que ontem era permitido, hoje é proibido, por exemplo, e todos acabam sendo afetados por isso. Nesse sentido, deixar de entender e aceitar a realidade de cada profissional provoca um entrave nas relações entre líderes e liderados.

Reponsabilidades dos “novos” líderes

Dentre as principais responsabilidades dos líderes da atualidade, destaca-se a acessibilidade, isto é, ser acessível e próximo de sua equipe; a capacitação constante, realizando novos treinamentos e adquirindo novas habilidades; a proatividade, colocando-se à frente dos projetos; a avaliação de riscos, mapeando impactos de cada decisão tomada ou de cada atividade executada; a previsão de custos, entendendo o impacto econômico que suas decisões podem promover; a atualização, acompanhando de perto todas as inovações e novidades que competem ao seu perfil profissional; e a lida com metas ajustáveis, dado que é comum que as coisas mudem da noite pro dia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança
Empreendedorismo e Inovação
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Xerpay Blog – xerpa.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!