Quem tem um sócio tem o privilégio de possuir alguém para compartilhar os medos e as experiências para vencer os obstáculos.
Ao começar um negócio, algumas decisões importantes precisam ser tomadas. Uma delas é ter um sócio ou não. Quais são as consequências dessa escolha? Um erro muito comum e que pode prejudicar a atividade é a seleção de pessoas conhecidas e próximas. O ideal é que o sócio tenha um perfil complementar, pois não existem “super-homens” com as características em perfeito equilíbrio.
Outra vantagem no empreendimento em sociedade é o privilégio de possuir alguém para compartilhar os medos e as experiências para vencer os obstáculos. Além disso, ter uma pessoa para poder sair de férias sem muitas preocupações e dividir as responsabilidades, despesas e vitórias é sempre muito bom.
Conheça outros pontos importantes que o empreendedor deve refletir para decidir quais são as melhores estratégias para o seu negócio. Lembre-se que o trabalho em equipe deverá ter a capacidade de fazer a empresa ir muito mais longe do que a atividade feita por uma única pessoa.
Reserva de capital
Para que o empresário não perca o sono logo após ter montado seu negócio, é preciso que ele tenha cautela para não sair investindo todo o capital. Ao iniciar seu negócio, faça os cálculos sempre jogando os números para cima. Outra dica é ter sempre uma quantia de dinheiro separada, pois nem tudo sai como planejado e os imprevistos podem surgir no processo de criação.
Uma orientação do professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no livro Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é “depois de calcular as despesas mensalmente, multiplique-as por três para ter o montante de dinheiro necessário para cobri-las por três meses. Isso vai determinar o retorno sobre o investimento esperado, os objetivos de vendas com flutuações sazonais, de custo de produção e outras despesas controláveis”.
Campanhas de marketing
Invista no diferencial do seu empreendimento. Nunca faça anúncios com produtos marginais. Lembre-se que coloca-se na vitrine o que a loja tem de mais bonito e especial para ofertar. Para economizar nas campanhas, uma solução altamente promissora é a utilização de redes sociais. Essas são suporte para a divulgação de produtos e promoções.
Depois de ter formado sua clientela, mantenha o foco nos consumidores leais à sua marca ou com maior potencial em efetuar a compra, ao invés de explorar mercados novos.
Tenha como referência as necessidades dos seus consumidores e as tecnologias que irão melhor atendê-los e satisfazê-los.
Investimento em equipamentos
A tecnologia está tão atrativa que muitas pessoas adquirem sem mesmo ponderar as vantagens do equipamento para seu negócio. Antes de comprar, verifique se a máquina é uma necessidade para a empresa e que o mercado já oferece segurança. Mas ainda assim, pesquise exaustivamente as melhores opções com relação a preço, qualidade e funções oferecidas.
Segundo o especialista em análise de sistemas e administração financeira, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o uso de tecnologias leva-nos a refletir que a invenção é a mãe da necessidade muito mais do que vice-versa. Por acaso, alguém pediu fax, celular, Windows, mp4? E veja a revolução que foi feita. Mas a informação colhida a respeito dos hábitos e preferências dos clientes é muito importante, embora a missão da empresa seja surpreender, encantar e entusiasmar o cliente. Não dá para sair adquirindo tudo o que aparece; por isso, tenha como referência as necessidades dos seus consumidores e as tecnologias que irão melhor atendê-los e satisfazê-los”.
Brindes
Com as mudanças no comportamento do consumidor, o uso de brindes tem se tornado uma estratégia para a fidelização dos clientes. Os presentes são uma mistura de publicidade e qualidade, esnobam inovação e ainda agregam valor ao produto adquirido e à marca. O consumidor se sente valorizado e vê sua compra como um benefício mútuo.
Mas, um alerta da professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, preparado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é “se der brindes, dê produtos de qualidade, de acordo com a compra. Brindes baratos podem prejudicar a sua imagem”.
Por: Ariádine Morgan
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