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Crédito e cobrança: qual a importância dessa área para a empresa?

A área de crédito e cobrança desempenha um papel cada vez mais importante nas empresas

Crédito e cobrança: qual a importância dessa área para a empresa?   Artigos Cursos CPT

A área de crédito e cobrança desempenha um papel cada vez mais importante nas empresas. “A concessão de crédito é fundamental para realizar uma venda, que depende cada vez mais do financiamento ao cliente, seja através de recursos próprios da empresa ou utilizando uma operadora financeira”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa.


As atribuições básicas da área são:


♦ Conhecer a política de vendas da empresa e auxiliar na elaboração de metas de vendas, sem compartilhar da liberação excessiva de créditos;
♦ Conhecer as normas básicas de administração financeira, especialmente quanto ao Capital de Giro, de modo que suas atribuições sejam facilitadas;
♦ Antever o surgimento de problemas relacionados com capacidade de liquidez dos clientes, redigir relatórios específicos na área de crédito e cobrança, reconhecendo medidas e soluções saneadoras, sem, contudo, prejudicar a evolução normal dos negócios da empresa;
♦ Exercer o bom-senso quanto ao julgamento crítico diante dos problemas, evitando a generalidade crítica;
♦ Rever e analisar, em conjunto com o setor de vendas, os limites de crédito concedidos;
♦ Estabelecer para si e para seus colaboradores programas específicos de: controle de estoque de duplicatas e títulos em cobrança, processamento de cobranças em carteira, processamento de cobranças por intermédio de bancos, determinação de itinerários de cobradores, procedimentos junto a cartórios e entidades de proteção ao crédito, arquivo de documentos relativos a Créditos incobráveis, e o preparo de informações para a contabilidade, preparo de mapas específicos para análise periódica dos resultados do esquema de cobranças;
♦ Fiscalizar e orientar quanto ao preenchimento da ficha cadastral pelos vendedores, dinamizar cada vez mais o sistema de cobranças por carta ou telefone;
♦ Controlar o custo de cobrança para reduzi-lo ao mínimo;
♦ Selecionar e treinar os cobradores; entrosar-se com firmas especializadas em cobranças idôneas e regularmente passar-lhes os casos mais difíceis;
♦ Manter-se atualizado quanto à legislação vigente pertinente ao assunto e quanto às normas e serviços das entidades de proteção ao crédito;
♦ Preparar e acompanhar a circulação de documentos internos, as liquidações de débitos, especialmente os maiores, as ordens de pagamento enviadas pelos clientes;
♦ Preparar correspondência especial a devedores, tratar diretamente com o cliente devedor nas dificuldades dos auxiliares.


Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


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Por Silvana Teixeira.

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