WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça 8 características do bom vendedor

Para ser bem-sucedido é preciso se capacitar, aprender, conhecer, e aplicar técnicas no atendimento aos clientes. É essencial se profissionalizar

Conheça as 10 características do bom vendedor

 


Por muito tempo, o vendedor foi visto como um profissional sem reconhecimento e sem muita credibilidade. Saiba, então, que vendas é uma profissão e não é das mais fáceis. Para ser bem-sucedido é preciso se capacitar, aprender, conhecer, e aplicar técnicas no atendimento aos clientes. É essencial se profissionalizar.

Segundo Jonas Pires, professor do Curso CPT Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de vendas, “todo empreendimento busca por profissionais competentes, atentos ao trabalho, que respeitem a  hierarquia de chefia e os setores existentes, que saibam trabalhar em grupo, sejam proativos e agreguem ao estabelecimento, ou seja, façam diferença”.

Veja, então, como deve ser o perfil profissional do vendedor para que atenda satisfatoriamente a demanda.

Perfil profissional do vendedor

O perfil profissional diz respeito às qualidades necessárias à realização eficaz do trabalho, as quais são esperadas de um vendedor para ser contratado e bem avaliado no trabalho. Trata-se de habilidades e qualidades que são muito importantes na sua profissão e que devem ser buscadas e aprimoradas.

I) Ter uma presença marcante



Presença marcante é essencial para quem lida diretamente com o público. Portanto, desenvolva sua capacidade de atrair a atenção das pessoas, obedecendo as seguintes atitudes:

- Aprenda a utilizar a linguagem corporal para se comunicar bem,
- Vista-se de forma elegante e use um bom perfume,
- Não fale demasiadamente, nem fale alto,
- Seja educado e cortês com todos,
- Tenha a postura de um campeão,
- Analise suas palavras antes de falar,
- Não use gírias e palavrões,
- Se precisar, treine sua expressão corporal ou faça um curso para adquirir controle sobre seu olhar, gestos e movimentos.

II) Ser autoconfiante



Autoconfiança gera autoestima! A pessoa que tem uma autoestima elevada interage com o mundo de maneira mais confiante, sente-se motivada, gosta mais de si mesma, das pessoas e do mundo. Uma ação confiante produz um pensamento confiante, afasta a timidez e contagia o cliente. Você deve:

- Receber as pessoas com simpatia e tranquilidade,
- Olhar diretamente nos olhos das pessoas, e
- Mostrar segurança ao atendê-las.

III) Ser comunicativo



Comunicação é tudo na vida de um vendedor e, para se comunicar bem, ele deve gostar de gente, ser hábil para fazer amigos, saber influenciar pessoas e envolvê-las. No entanto, a comunicação deve ser feita com cautela, sem exagero ou proximidade demais.

IV) Ter determinação e não ambição



Um bom vendedor deve ser determinado, persistente, sonhar alto, mas não deve ser ambicioso!

V) Ter entusiasmo



A pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater, e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado um “estado de espírito” otimista.

VI) Ter atitude



Ter atitude significa tomar frente, saber tomar decisões e entrar em ação diante de um problema ou situação. Isso é muito importante para você saber conduzir a venda, pois tudo o que fizer ou disser contará para que o atendimento seja bem aceito ou não pelo cliente.

VII) Ter visão



Uma boa visão das coisas e do mundo pode mudar a carreira de um vendedor, pode fazê-lo enxergar oportunidades onde ninguém as vê e aproveitar as vantagens, mesmo diante de uma situação aparentemente negativa. Essa é uma característica fantástica!

VIII) Ter capacidade de desenvolver suas habilidades



Tratando-se de vendas, habilidade significa conhecer bem o produto e utilizar técnicas adequadas para vendê-lo. As técnicas necessárias são quase tão variadas quanto a quantidade de produtos a serem oferecidos e vendidos. Cada vendedor é responsável por buscar formação e informação necessária sobre aquilo com que trabalha. Por isso, a importância de o vendedor continuar se capacitando.

Por Silvana Teixeira.
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!