WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Concorrentes: o que aprender com eles?

Nunca menospreze a concorrência, pois, por menor que ela seja, disputa com a sua empresa os melhores clientes. Se não fosse capaz, não seria concorrente, seria cliente

Concorrentes

São muitas as informações que você pode obter, observando seus concorrentes. Antes de abrir seu novo negócio, é interessante que você levante dados qualitativos sobre o posicionamento deles no mercado: como eles trabalham, quais seus pontos fortes e fracos. Lembre-se: Nunca menospreze a concorrência, pois, por menor que ela seja, disputa com a sua empresa os melhores clientes. Se não fosse capaz, não seria concorrente, seria cliente.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, “O ideal é que você elabore um roteiro padronizado, para análise de todos os concorrentes. Assim, em suas visitas, você poderá anotar as informações mais importantes. Nesse roteiro, é importante reservar espaço para a observação informal do trabalho de seus concorrentes e anotar as principais características do empreendimento e de seus consumidores”. Por exemplo, se você pretende montar uma papelaria, basta escolher alguns concorrentes que tenham negócios de tamanho e nível de sofisticação semelhantes aos que imaginou, e anotar características relevantes do negócio, tais como:
- A localização é visível?
- A área de vitrine é grande?
- Quais são os principais produtos oferecidos?
- O movimento é grande?
- Que tipo de consumidor a empresa mais atende?
- Que artigos são mais vendidos?
- Quantos funcionários atendem no balcão?
- Os expositores são transparentes?
- Há algum a particularidade que diferencia a empresa das outras?

Um item importante a considerar é que a análise dos seus concorrentes deve possibilitar pelo menos a identificação clara de seus principais pontos fortes e fracos. Conhecer essas informações o auxiliará a formular suas vantagens competitivas, ou seja, aqueles fatores nos quais sua empresa será excelente. Pode ser no preço, no prazo de pagamento, na qualidade dos produtos, na assistência técnica, na beleza do produto, no período de garantia, no custo de peças de reposição, na facilidade de acesso e estacionamento, entre outros. O que importa, na verdade, é determinar alguma vantagem exclusiva para sua empresa. E isso você poderá aprender a partir da observação das outras, estudando-as cuidadosamente.


Novamente, “Tente sempre ser melhor que seu concorrente. Ele também procurará ser melhor do que você, pois disputa a fatia de mercado que lhe interessa”, relata Hélvio. Se você conhece bem seus concorrentes, então fica mais fácil saber o que sua empresa precisa melhorar para conquistar um número ainda maior de consumidores. Além disso, saber o que eles estão fazendo impede que você seja surpreendido por novos produtos ou serviços que eles possam lançar.

A concorrência no mundo dos negócios está cada vez maior e os consumidores estão aprendendo a ser mais exigentes. O desafio de manter uma empresa no mercado aumenta a cada dia. Você terá uma meta constante de buscar sempre um maior conhecimento das necessidades de seus clientes, conversando muito com eles e perguntando porque preferem fazer negócios com você e, se puder, conversando com os não clientes para saber porque não compram em sua empresa.

Conheça todos os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!