WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Comunicação exemplar faz de líderes Grandes Líderes

Grandes líderes oram, discursam, exprimem com facilidade suas ideias e intenções. São verdadeiros donos da palavra, mestres da comunicação e persuasão. Seus subordinados? Fiéis seguidores

mulher discursando para muitas pessoas

 

Os líderes falam e seus subordinados escutam. Os grandes líderes oram, discursam, exprimem com facilidade suas ideias e intenções. São verdadeiros "donos da palavra", mestres na arte de se comunicar e persuadir. Seus subordinados? Viram fiéis seguidores.

Saber falar é fácil, o difícil é saber se comunicar com eficiência, de forma clara, objetiva, inspiradora e segura, de forma que todos aceitem e compreendam a mensagem transmitida. Para que se consiga tamanha eficiência comunicativa, os grandes líderes usam de recursos, muitas vezes persuasivos, que atingem os níveis emocionais dos ouvintes, prendendo-os às suas palavras. Veja, abaixo, que técnicas são estas:

1 - Conhecer o público-alvo
Conhecendo-se o público-alvo, os grandes líderes têm como pensar no que as pessoas precisam ouvir. Ao mesmo tempo, articulam maneiras eficazes de transmitir a mensagem de forma que elas a escutem com atenção e internalize suas ideias.

2- Ter domínio absoluto em linguagem corporal
Os grandes líderes ao mesmo tempo que discursam também estudam o comportamento das pessoas. Baseados em suas expressões, sejam elas corporais ou faciais, eles conseguem captar se estão conseguindo alcançar seus objetivos. Em casos positivos, dão mais ênfase à oralidade e em casos negativos, são capazes de mudar a estratégia, a entonação e, até mesmo, o próprio discurso.  

3 - Ter honestidade
Grandes líderes nunca usam de mentiras para induzir seu público, pois sabem que isso põe a perder toda a sua credibilidade e confiança para com as pessoas em um “piscar de olhos”. Por mais que uma notícia seja ruim, por exemplo, eles, com muita honestidade, falam o que deve ser dito, sem enrolação ou meias verdades. Afinal, no momento do discurso, não há tempo para se analisar o que deve ou não ser dito.

4 - Ser autêntico
Grandes líderes não se fazem aparecer. Eles são o que não, vestem o que gostam de vestir, comem o que gostam de comer e falam da forma como gostam de falar. Não se deixam levar por vaidades fúteis e não tentam ser algo que não são; muito pelo contrário, cultivam a autenticidade acima de tudo.

5 - Falar com autoridade
Ao orar, os grandes líderes, certos de suas convicções, olham nos olhos das pessoas, colocam emoção em suas palavras e defendem suas ideias com garras. Nunca são ambíguos, insossos e pouco assertivos.

6 - Manter sempre o discurso independente do tamanho do público
Líderes de sucesso nunca mudam seus discursos. Estejam eles falando para um público grande, composto por centenas de pessoas ou pequenos, com duas ou três, as palavras recebem sempre o mesmo tratamento, entonação e força. Grandes líderes, falam para multidões e as multidões os escutam como se esses líderes estivessem falando apenas para eles, em particular, e ninguém mais.

7 - Saber ouvir
Grandes líderes sabem que mais importante que falar é saber ouvir. Eles deixam as pessoas se expressar, desabafar, colocar para fora todos os seus anseios, desejos e frustrações. Ao contrário dos maus líderes, eles nunca interrompem um diálogo. Procuram, sim, entender a outra parte antes de se manifestar.

8- Ter humildade
Grandes líderes não fogem da culpa. Quando algum inesperado acontece, eles têm humildade para assumir o erro, responsabilizam-se por ele e pedem desculpas com a mesma ênfase que deram ao cometer o equívoco. Afinal, somos todos passíveis de erros e esperar alguém apontar nossas falhas é muito mal caratismo.

9 - Solicitar retorno
Quando falamos alguma coisa e não somos compreendidos, a culpa não é de quem está nos ouvindo e sim de nós mesmos, a falha na comunicação está conosco e não com elas. Somos nós que não estamos sabendo nos comunicar adequadamente e transmitir de forma clara as nossas ideias. Os grandes líderes sabem disto e, portanto, sempre pedem um retorno às pessoas, justamente para se certificar que elas realmente entenderam o que foi dito.

10 - Eles são proativos
Os grandes líderes preocupam-se em manter a união e boa convivência entre os seus. Quer manter a harmonia, o bom diálogo, o bom entendimento e a força do grupo. Para que isso aconteça, eles são rápidos em desfazer os mal entendidos, acabam com rumores, eliminam as discórdias e promovem a harmonia entre seus liderados. Desta forma, eles estão sempre oferecendo objetivos claros e boas direções para que as pessoas não se percam.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores.com

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!