A palavra de ordem para as empresas que desejam vencer na era do conhecimento é a criatividade. É a matéria-prima da inovação e representa a essência para o sucesso profissional. “Muitos acreditam que o que diferenciará uma empresa da outra será a tecnologia, a internet, os computadores. Ledo engano. O auge da era industrial deixa como legado todos estes recursos que precisam ser potencializados através da criatividade”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2.
Para competir no mercado, é preciso imaginação, inspiração e curiosidade. A competição global depende cada vez mais da capacidade das pessoas em mobilizarem as suas ideias e os talentos criativos. A questão essencial não é mais considerar a criatividade uma prioridade, mas, sim, saber como criar um ambiente fértil à criatividade. Para instigar a curiosidade das pessoas e inovar nos negócios, é preciso uma ruptura na forma de pensar.
A herança do modelo mental da Era Industrial precisa dar lugar a um novo jeito de pensar. É preciso desaprender com o sucesso do passado para vencer no futuro. Na era industrial, todos os holofotes estavam nos produtos. O avanço da tecnologia igualou a maioria, e hoje sabemos que o produto deixou de ser o centro das atenções.
E o que já estamos percebendo?
Serviços cada vez mais iguais. O que uma empresa oferece, outra também passa a oferecer. Os serviços estão se tornando mesmices!
Então, o que fazer para vencer?
Criar uma nova competência, que batizei de vantagem criativa. A diferenciação vem tão somente da inovação das ideias que realmente 'mexam' com o cliente. A velocidade de inovação deverá ser cada vez maior, como forma de surpreender o mercado. A única vantagem competitiva sustentável será desenvolver vantagens criativas. A melhor definição que podemos dar para vantagem criativa é a capacidade constante que a empresa tem em inovar e produzir respostas em ambientes competitivos de profundas transformações.
Afinal, o que é inovar?
Inovar é agregar valor e, para inovar, é preciso um clima propício na empresa. Disso depende sua própria sobrevivência. Investir em criatividade não é se preparar para o futuro. É se preparar para uma realidade que já existe. As empresas na Era do Conhecimento terão como vantagem criativa sustentável a capacidade de criar mais rápido que seus concorrentes. À medida que o mundo se torna mais interligado e os mais ligado à capacidade de inovar.
As melhores empresas são aquelas que descobrem como despertar o empenho e a capacidade de criar das pessoas em todos os níveis. O pensamento analógico e fragmentado é o grande entrave para transformar as empresas. Na era do conhecimento, as empresas funcionarão como fábricas de ideias, onde o desconhecido é o ponto comum e a partida para todos.
Deixar de pensar só nas coisas internas da empresa e passar a interpretar e construir cenários é o primeiro passo para arejar o modelo mental da era industrial.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Para mudar sua postura no trabalho, reconheça e entenda seus hábitos
- Quer inovar seu negócio? Apoie-se em ideias criativas!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT, da área Capacitação na Empresa.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.