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Como usar a inteligência emocional para liderar equipes

Para liderar equipes, tão importante quanto a inteligência cognitiva é a inteligência emocional

Como usar a inteligência emocional para liderar equipes

Para liderar equipes, tão importante quanto a inteligência cognitiva é a inteligência emocional. Afinal, saber lidar com as próprias emoções e com as do próximo é essencial para a construção de um bom relacionamento na corporação e fora dela”, afirmam Prof. Dr. Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professores do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Em meio a tantas incertezas trazidas pela crise, todos se sentem inseguros quanto a seus empregos independentemente do cargo que ocupam. A pressão ainda é maior para os profissionais de gestão, já que necessitam de equilíbrio e jogo de cintura para motivar suas equipes. Entretanto, com inteligência emocional, eles conseguem lidar com momentos críticos, sem perderem o foco, em busca dos melhores resultados.

Ao trabalharem a inteligência emocional, eles mantêm o controle da situação para que suas equipes mantenham a produtividade mesmo em meio à turbulência. Mas quais as estratégias mais utilizadas por esses líderes de sucesso?

Valorizam seus colaboradores


Desmotivada, a equipe não consegue alcançar bons resultados. Para isso, ela precisa se sentir parte integrante indispensável ao crescimento da corporação, tão importante quanto os clientes. Sem o time de colaboradores, não há estrutura sólida para vencer o mercado. Por isso, sua valorização é tão importante.

Quando o líder pensa apenas em números, sem dar o devido valor à sua equipe, esta perde o engajamento. Para motivar a todos diante de situações conflitantes, o líder deve concentrar os seus esforços em soluções planejadas em conjunto. Esta é uma forma inteligente e eficiente de enfrentar os mais engenhosos desafios.

Quando bem explorada, a inteligência emocional leva os gestores ao tão almejado sucesso profissional, pois contribui significativamente com o bom desempenho do time de colaboradores. Não é mera coincidência que esta é uma das competências mais procuradas por recrutadores atualmente.

Respeitam os colaboradores


Outra importante estratégia da inteligência emocional concerne ao respeito à equipe. Independentemente do fato de estar em uma posição privilegiada na empresa, o líder não deve ser arbitrário nem tratar os colaboradores com desrespeito ou desdém. Ao expor um ponto de vista ou dar sugestões à equipe, é fundamental ser gentil e cordial para com todos. Assim, os colaboradores sentem-se respeitados, o que fortalece o elo de confiança entre líder e equipe.

Sabem escutar a equipe


Além de ser respeitoso para com seus colaboradores, o líder deve saber escutá-los prontamente. Em especial, em momentos de crise, quando todos temem mudanças. Ao ouvi-los com atenção, o líder consegue identificar problemas e lacunas que podem comprometer a boa performance da equipe. Com isso, torna-se mais simples realinhar as estratégias em busca de resultados mais promissores.

Mostram otimismo à equipe


Em período de incertezas, é preciso passar otimismo ao time de colaboradores. Embora o mercado tenha passado por intempéries de ordem econômica e política, o líder deve transmitir segurança à sua equipe. Com transparência e honestidade, ele deve explicar a real situação a todos sem desmotivá-los. Deve mostrar a seu time que, com o empenho e comprometimento de todos, as dificuldades certamente serão vencidas.

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Fonte: Enora Leaders

Por Andréa Oliveira

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