
O impacto negativo da pandemia nos negócios fez com que muitas empresas fechassem suas portas e passassem a atender os clientes a distância. Com isso, donos de empresas e colaboradores tiveram de se reinventar para se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado. Hoje, quem não se ajusta a essa nova realidade alcança resultados nada promissores, como redução nas vendas por falta de treinamento adequado dos vendedores.
Então, como se tornar o melhor vendedor em tempos de crise?
Seja positivo
O vendedor deve ser disciplinado e estar preparado para atender os clientes com uma postura positiva e segura. Vale destacar que o momento de incertezas trazido pela pandemia gera incertezas e insegurança por parte das pessoas. Portanto, nada de falar que a situação está difícil mesmo que o cliente fale algo negativo. Ao invés disso, diga que este é um momento desafiador e que todos sairemos desta fortalecidos e vencedores.
Seja proativo
O vendedor proativo não espera acontecer, mas sim faz acontecer antes da reação do cliente. Além disso, como conhece os produtos a fundo e sabe destacar suas qualidades mais relevantes, consegue convencer o cliente a realizar efetivamente a compra. Entretanto, é preciso cautela para que o vendedor não constranja o cliente nem o afaste do processo de venda. Para isso, é preciso abordar o cliente de forma sutil e descontraída.
Agarre as oportunidades
O vendedor deve estar à frente da concorrência, principalmente na crise. Seu impacto nos vendedores concorrentes os deixam inseguros e pessimistas. Por isso, aja de forma diferente! Pense que o antigo normal não voltará. Este é um momento histórico jamais visto, que mudará a vida de todos (como já está mudando). Nesse sentido, o melhor a fazer é se adaptar à nova realidade e agarrar as oportunidades que surgem agora.
Encare os fatos
Diante de clientes indecisos em relação a uma compra, a abordagem do vendedor deve ser direta e objetiva. Por isso, nada de rodeios diante dos fatos atuais em meio à pandemia. Seja verdadeiro, honesto e transparente, mas saiba persuadir o cliente. Para isso, converse abertamente com ele, explique as vantagens da marca. Desperte nele o desejo de compra e permita que ele veja o real valor do produto.
Seja dono do seu futuro
Embora os acontecimentos causem incertezas e medo do futuro, é importante que o vendedor entenda que, para enfrentar esse momento tão impactante na vida das pessoas, apenas quem enfrenta a crise com otimismo e resiliência se torna vencedor. Admitir os fracassos e comemorar as vitórias é uma forma de lidar corajosamente com os fatos reais e ser dono do próprio futuro. Todas essas atitudes o tornarão o melhor vendedor ainda que diante da crise.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Planejamento e Organização de Vendas
Fonte: Rock Content
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.