Seja onde for, em qualquer lugar em que haja várias pessoas juntas, haverá conflito. Em ambientes empresariais, a regra é a mesma. Porém, esses conflitos podem acabar prejudicando o andamento do serviço e, consequentemente, a produtividade, impactando diretamente nos resultados da empresa.
O professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, Hélvio Tadeu, ressalta que os conflitos fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, mas precisam ser controlados para que não se transformem em uma “bola de neve”.
Barreiras que impedem a resolução de conflitos
- Diferentes percepções sobre os diversos assuntos da empresa;
- Viés cognitivos;
- Emoções;
- Barreiras estratégicas.
Aprenda a resolver conflitos com essas dicas:
Escute ativamente
Escutar ativamente não significa responder apenas com um “sim” ou “não”, mas sim, saber escutar e entender o que o outro está falando. Uma boa comunicação também está concentrada na capacidade de ouvir o que o outro diz. Os melhores líderes são aqueles que, mais do que falantes, conseguem ser ouvintes. Portanto, escute o que as pessoas têm a lhe dizer e tente compreender ao máximo suas considerações.
Reformulações
Dado os diferentes pontos de vista, é preciso tentar levar as pessoas a um ponto comum. A tarefa não é fácil, e são necessárias várias habilidades para atingir esse objetivo. Por exemplo:
- Fazer perguntas para levar a outros caminhos;
- Resumir pontos em comum;
- Simplificar argumentos complexos;
- Focar em soluções, pensando no futuro, evitando jogar a culpa em alguém.
Humildade
Em algumas vezes estamos certos, em outras, errados. É importante saber reconhecer que as ideias e argumentos de outros são melhores que os seus. Isso promove um crescimento pessoal grande, uma vez que se agrega conhecimento. Esteja sempre receptivo a novas ideias e a mudar os seus pensamentos.
Empatia
Esse conceito, tão debatido ultimamente, também é válido para a resolução de conflitos. Cabe a nós nos colocarmos no lugar do outro para que tentemos entender seus problemas e compreender seus pensamentos.
Paciência
A paciência é um dom que precisa fazer parte da vida de quem trabalha em ambientes empresariais. Em determinadas situações, tudo o que você precisa é de paciência, para que tudo se resolva tranquilamente. Em outras, é importante relevar algumas coisas para não atrapalhar a harmonia do ambiente.
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Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas
Fontes: MSN Dinheiro – msn.com
Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues
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