
Além de melhorar a gestão da matéria-prima e do produto finalizado, o controle eficiente do estoque promove a organização do ambiente de trabalho, o que aumenta a produtividade. Sem falar que ao controlar bem o estoque, o gestor otimiza o processo de compra/reposição de itens, o que proporciona maior economia ao empreendedor. Como resultado, sobra dinheiro para investir no crescimento da empresa.
Armazenar adequadamente os itens
Independentemente de ser matéria-prima ou produto finalizado, todos os itens devem estar armazenados de forma adequada no estoque. Para isso, é essencial manter o almoxarifado em ordem, o que torna mais fácil a reposição e retirada de itens do estoque. Dessa forma, tanto o processo de produção como a entrega dos produtos aos clientes são agilizados.
Registrar todas as entradas e saídas
“Para uma gestão otimizada do estoque, as entradas e saídas de itens devem ser registradas todos os dias. No processo, devem ser detalhadas a quantidade dos itens e as datas de entrada e/ou saída no estoque. Com isso, o registro se mantém em dia sem que surjam lacunas ou entraves na movimentação do estoque”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado.
Primar pela organização do estoque
Principalmente se houver variedade de itens no estoque, o gestor deve primar pela organização. Um estoque variado pode armazenar matérias-primas perecíveis (ou não) para a produção; equipamentos e ferramentas para uso interno, equipamentos e ferramentas para uso na prestação de serviços, além de produtos finalizados. Com tantos itens diferenciados, é imprescindível organizá-los para evitar compras desnecessárias ou mercadorias paradas no estoque.
Na organização, o gestor deve descrever ou identificar os itens de forma a melhorar a sua movimentação. Com isso, além de serem encontrados mais facilmente, a logística do negócio é otimizada. Uma forma de fazer essa organização é com o uso de etiquetas de identificação de cada item no almoxarifado.
Comprar com sabedoria os itens de reposição
Para uma gestão de estoque eficiente, o gestor deve realizar, com sabedoria, o controle do volume de compra de cada item a ser reposto no estoque. Caso contrário, os itens podem faltar ou ficar parados no estoque. Vale lembrar que os itens parados significam desperdício de recursos, sem falar que podem perder a qualidade ou estragar, o que resulta em sérios prejuízos ao empreendedor.
Identificar o perfil dos clientes e investir na divulgação dos produtos são ótimas estratégias para melhorar a gestão do estoque.
Investir em uma boa ferramenta de controle de estoque
Não podemos nos esquecer das ferramentas digitais, que facilitam a gestão do estoque. Por meio delas, é possível inserir a data de entrada e saída de itens do estoque, o prazo de validade de cada item, o valor de cada item, o fornecedor de cada item, entre outras informações de suma importância.
Além disso, torna-se bem mais simples, fácil e rápido acessar os dados, pois tudo passa a ser registrado detalhadamente. Esses softwares de gestão são modernos, dinâmicos e intuitivos. A cada venda, o programa dá baixa no produto automaticamente.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Como Administrar Estoque e Almoxarifado
Como Administrar Pequenas Empresas
Como Administrar Pequenas Indústrias
Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.