Classificada por muitos como “o mal do século”, a ansiedade é um transtorno mental que afeta um número cada vez maior de pessoas e é caracterizada pela preocupação excessiva em situações cotidianas, provocando aumento na frequência cardíaca, respiração acelerada, sudorese e sensação de cansaço.
Além do pessoal, ela pode afetar também o ambiente de trabalho. No ambiente de trabalho, causa queda na produtividade e diminui a qualidade de vida do profissional. De acordo com a OMS, o Brasil é o país com mais ansiosos em todo o mundo, o que faz com que esse transtorno mereça toda a atenção possível.
Thiago Baptista, professor do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores, chama a atenção para as pessoas que apresentam ansiedade, afirmando que é possível afastá-la do ambiente de trabalho, mas que elas também devem procurar ajuda profissional para tratá-la corretamente.
Como a ansiedade interfere no meu trabalho?
De certa forma, a ansiedade é considerada um sentimento normal, pois, quando se manifesta em níveis adequados, consegue preparar as pessoas para a tomada de decisões importantes e as deixa alertas em situações de risco. Entretanto, ao ultrapassar esse “nível”, deixa de ser algo positivo e afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo.
Isso porque ela torna o trabalho e as obrigações diárias mais difíceis de serem executados, além de desmotivar e fazer com que nos sintamos incapazes, impactando diretamente na produtividade das pessoas. Logo, o rendimento e a produtividade laboral ficam comprometidos.
Como evitar a ansiedade no ambiente de trabalho?
- Relaxamento
O ritmo atual das pessoas está cada vez mais intenso e é normal que tudo pareça muito acelerado. Para evitar que você também se sinta em uma “maratona de corrida” todos os dias, dedique um tempo a você e ao seu bem-estar psicológico. Realizar exercícios físicos é uma boa opção, bem como um sono regulado e tranquilo. Não leve os problemas do trabalho para o pós-expediente e respeite sempre seu horário de descanso.
- Pausa
Quando tudo parece confuso ou pesado demais, faça uma pausa. No ambiente de trabalho ou mesmo no home office, tome um café, uma água, dê uma volta breve e procure respirar tranquilamente para que você possa retornar ao seu posto de trabalho mais leve e concentrado para suas obrigações.
- Organização
A organização do ambiente onde você trabalha também influencia na sua ansiedade. É desgastante trabalhar em um ambiente onde você nunca encontra o que precisa ou onde todas as informações parecem ser conflitantes e desordenadas. Sua mesa pode se tornar um local mais harmônico e acolhedor com “tudo no seu devido lugar”.
- Prioridades
Diariamente, é comum que tenhamos várias tarefas a serem realizadas. E, ao final do dia, muita gente costuma ter aquela sensação de que nada foi feito corretamente. Por conta disso, definir prioridades é uma forma de estabelecer uma hierarquia entre todas as suas atividades, garantindo que as mais importantes sejam feitas primeiro e evitando que a sua ansiedade em resolver todas de uma vez se potencialize.
- Hábitos
A mudança de hábitos é libertadora para que se sente “preso” no mesmo lugar. Buscar se reinventar como profissional – sem perder o profissionalismo e a produtividade – faz com que as atividades se tornem mais agradáveis, fáceis de serem executadas e afasta a ansiedade do seu trabalho.
- Ajuda profissional
Como mencionado, a busca por uma ajuda especializada é crucial. Afastar a ansiedade do ambiente de trabalho não significa que o indivíduo passe a ganhar em qualidade de vida. Especialmente para pessoas que se encontram em um estágio mais avançado desse transtorno mental, a ajuda de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área é vital. Somente eles conseguirão, com recursos, conhecimento e técnicas, controlar a ansiedade em você.
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Fontes: Vittude Corporate – vittude.com
IBC – ibccoaching.com.br
por Renato Rodrigues
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