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Como construir uma marca forte e de sucesso?

Construir uma marca forte e de sucesso é o sonho de muito empreendedor. De fato, muito se tem a ganhar quando a marca de sua loja ou de seus produtos se torna conhecida pelos consumidores

Como construir uma marca forte

Construir uma marca forte e de sucesso é o sonho de muito empreendedor. De fato, muito se tem a ganhar quando a marca de sua loja ou de seus produtos se torna conhecida pela população consumidora, fazendo-se presente no mercado. Segundo Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas, em Livro+DVD e Curso Online, "Criar uma marca forte é uma estratégia de marketing muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Ela mostra aos consumidores que a empresa tem um diferencial frente a concorrência e, assim, cria um vínculo duradouro com eles". Em outras palavras, se a sua marca transmitir confiança, o cliente será fiel.

Produtos que já são bem conhecidos do público possuem muitas vantagens competitivas. Mas a pergunta é: como consolidar uma marca? Para esta pergunta, veja as respostas abaixo:


1 Use o poder da marca para acrescentar personalidade e significado a seus produtos. Quando um cliente confia em uma marca, sabe que sempre são produtos de qualidade, ele é fiel a ela.
2 Tudo começa pelo nome. O nome certo para o produto e para a empresa ajuda a vender produtos e serviços. Escolha um nome que valorize a imagem da empresa e do produto. Os melhores nomes são curtos, fáceis de escrever e de memorizar.
3 Use a marca em toda a sua linha de produtos.
4 A marca de uma empresa prestadora de serviços deve transmitir simpatia, criatividade, cortesia, colaboração e conhecimento.
5 Já a marca de uma empresa que fornece um produto deve transmitir durabilidade, confiabilidade, utilidade, custo-benefício, ser atraente e ter boa estética.
6 Use o seu logotipo em seus papéis de carta, nas embalagens, no material promocional, nos veículos da sua empresa se houver e nos uniformes dos funcionários. Espalhe essa mesma identidade nas instalações da empresa. Isso é o que chamamos de identidade corporativa e é um elemento vital na consolidação da sua marca. Tudo que vier de sua empresa deve ser reconhecido pela marca.
7 A logomarca deve conter informações sobre a empresa e pode conter uma frase que resuma a missão dessa empresa e o seu ramo de negócio.
8 Depois que você já estabeleceu sua marca, recorra a patentes, registros, direitos de imagem outros recursos destinados a proteger a marca e evitar que outras empresas possam copiar suas boas ideias.

Como desenvolver boas propagandas para alavancar ainda mais a marca da empresa? Bom, em primeiro lugar é preciso saber que propaganda é toda comunicação paga, feita através de veículos de comunicação (anúncios da empresa em um jornal, em revistas, no rádio, em um comercial de televisão, folhetos, folders, outdoors e cartazes). Anúncios em jornais e revistas são o meio mais barato de atingir grandes audiências. Escolha aquela publicação que atinge diretamente o seu público-alvo. Produza um bom anúncio e negocie o melhor pacote que encontrar.

Para produzir anúncios eficientes, atente-se aos seguintes fatores:
- Quando o leitor vê um anúncio pela primeira vez, ele olha primeiro a foto ou ilustração e depois o título. Por isso a foto ou ilustração deve ser bem atraente, pois é o que estimula ou não a continuação da leitura.
- O título deve chamar atenção, pois 80% não passa desse ponto.
- Depois os olhos vão para o canto inferior direito. Por isso você deve colocar aí a logomarca da empresa para reforçar a identidade corporativa.
- Depois ele olha as legendas, o subtítulo e o texto, nessa ordem. A legenda atrai duas vezes mais leitura do que o texto.
- O texto deve ser legível, informativo, persuasivo, direto e simples.
- Uma ficha de resposta estimula a iniciativa dos clientes.
- Ponha código nas fichas para saber qual publicação teve o melhor retorno, e em qual dia.


I- Anúncios para rádio

Anúncios em rádios são um bom meio de transmitir a sua mensagem, pois os consumidores ouvem rádio no trabalho, no carro e em casa. Tem como principais vantagens:
- O cliente ouve o anúncio até mesmo sem estar com vontade. O anúncio impresso depende de o leitor estar interessado para ler;
- Em cidades pequenas, as rádios locais possuem um público bem definido, facilitando a sua escolha como melhor veículo;
- Os efeitos que você pode utilizar pode induzir a imaginação do ouvinte da forma que você quiser.


II- Anúncios para televisão

Para fazer anúncios para televisão, é recomendável que eles sejam produzidos por agências de propaganda. E só devem ser feitos se a sua empresa possui maneiras de atender todo o território coberto por aquela emissora. Se não, isso pode virar contra você quando muitos clientes procurarem o seu produto ou serviço e você não puder atende r a todos. Vai passar a imagem de uma empresa desorganizada. Além disso os custos são excessivamente elevados.

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Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores.com.

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