WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como construir a identidade visual da marca?

Para construir a identidade visual da marca, é preciso conhecimento sobre a missão, a visão e os valores da empresa

Como construir a identidade visual da marca?

Enquanto a identidade da marca engloba os produtos e as embalagens, a identidade visual engloba o logo e as fontes. Entretanto, para construir a identidade visual da marca, é necessário reunir informações importantes sobre a missão, a visão e os valores da empresa, bem como o público-alvo. Todas elas devem ser documentadas e compartilhadas entre gestor e equipe, enfim, todos aqueles que fazem parte da empresa.

Missão, visão e valores


A identidade visual da marca requer conhecimento sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Enquanto a missão corresponde à razão de existir da empresa, a visão corresponde ao que a empresa pretende ser. Quanto aos valores, eles correspondem à cultura da empresa. A missão, a visão e os valores devem constituir o site da empresa e devem estar presentes na rotina da organização.

Público-alvo


A identidade visual da marca também é determinada pelo público-alvo, ou seja, com quem a empresa deseja falar. Para identificar esse público, é importante definir o cliente ideal ou buyer persona da marca. Basta criar uma biografia sobre o cliente ideal atribuindo-lhe nome, idade, gênero, profissão, hobbies, estilo de vida, entre outras informações essenciais. Com todos esses dados em mãos, é mais fácil criar uma identidade visual que se comunique com ele.

Projetos visuais


Da mesma forma, é preciso estabelecer os elementos que tornarão a marca única independentemente da situação. Para isso, pode ser utilizada uma ferramenta de design e edição para dispositivos móveis, notebooks e desktops. Um bom exemplo é o Canva, uma plataforma on-line própria para a criação de projetos visuais, perfeita para ser usada até mesmo por pessoas leigas, pois é simples e intuitiva.

Logo 


Por meio do Canva, é possível criar o logo, que representa a marca no imaginário do público. Cabe ao logo transmitir, de forma clara e objetiva, a personalidade da marca para diferenciá-la da concorrência. Esse logo pode ser utilizado sobre fundos de cores variadas para ser atrativo e impactar o maior número de pessoas possível. No Canva, o logo pode ser construído de forma simples e sem custos.

Cores


A paleta de cores corresponde aos tons usados em tudo o que envolver a identidade visual da marca, desde o e-mail da empresa até a página no Instagram. Isso pode ser feito no próprio Canva por meio da ferramenta Color Palette Generator. Basta fazer o upload da logo na plataforma para receber automaticamente as sugestões de cores.

Fontes


Outro identificador visual da marca, que representa a sua personalidade, são as fontes utilizadas. Uma forma de escolher essas fontes é com a ferramenta Font Combinations. Basta inserir o nome da fonte principal no Canva para receber automaticamente as sugestões de combinações de fontes.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Merchandising Visual para o Seu Negócio

Marketing e Merchandising - Estratégias Mercadológicas de Vendas

Empreendedorismo e Inovação

Fonte: aliancaempreendedora.org.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!