
Enquanto a identidade da marca engloba os produtos e as embalagens, a identidade visual engloba o logo e as fontes. Entretanto, para construir a identidade visual da marca, é necessário reunir informações importantes sobre a missão, a visão e os valores da empresa, bem como o público-alvo. Todas elas devem ser documentadas e compartilhadas entre gestor e equipe, enfim, todos aqueles que fazem parte da empresa.
Missão, visão e valores
A identidade visual da marca requer conhecimento sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Enquanto a missão corresponde à razão de existir da empresa, a visão corresponde ao que a empresa pretende ser. Quanto aos valores, eles correspondem à cultura da empresa. A missão, a visão e os valores devem constituir o site da empresa e devem estar presentes na rotina da organização.
Público-alvo
A identidade visual da marca também é determinada pelo público-alvo, ou seja, com quem a empresa deseja falar. Para identificar esse público, é importante definir o cliente ideal ou buyer persona da marca. Basta criar uma biografia sobre o cliente ideal atribuindo-lhe nome, idade, gênero, profissão, hobbies, estilo de vida, entre outras informações essenciais. Com todos esses dados em mãos, é mais fácil criar uma identidade visual que se comunique com ele.
Projetos visuais
Da mesma forma, é preciso estabelecer os elementos que tornarão a marca única independentemente da situação. Para isso, pode ser utilizada uma ferramenta de design e edição para dispositivos móveis, notebooks e desktops. Um bom exemplo é o Canva, uma plataforma on-line própria para a criação de projetos visuais, perfeita para ser usada até mesmo por pessoas leigas, pois é simples e intuitiva.
Logo
Por meio do Canva, é possível criar o logo, que representa a marca no imaginário do público. Cabe ao logo transmitir, de forma clara e objetiva, a personalidade da marca para diferenciá-la da concorrência. Esse logo pode ser utilizado sobre fundos de cores variadas para ser atrativo e impactar o maior número de pessoas possível. No Canva, o logo pode ser construído de forma simples e sem custos.
Cores
A paleta de cores corresponde aos tons usados em tudo o que envolver a identidade visual da marca, desde o e-mail da empresa até a página no Instagram. Isso pode ser feito no próprio Canva por meio da ferramenta Color Palette Generator. Basta fazer o upload da logo na plataforma para receber automaticamente as sugestões de cores.
Fontes
Outro identificador visual da marca, que representa a sua personalidade, são as fontes utilizadas. Uma forma de escolher essas fontes é com a ferramenta Font Combinations. Basta inserir o nome da fonte principal no Canva para receber automaticamente as sugestões de combinações de fontes.
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Fonte: aliancaempreendedora.org.br
Por Andréa Oliveira
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