WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como conhecer os seus clientes?

Quando você, empreendedor, reúne dados sobre o maior número de clientes, consegue produzir um perfil da sua clientela, para conhecê-la melhor

Quando você, empreendedor, reúne dados sobre o maior número de clientes, consegue produzir um perfil da sua clientela, para conhecê-la melhor

 

Quando você, empreendedor, reúne dados sobre o maior número de clientes, consegue produzir um perfil da sua clientela. Isso o ajuda a definir produtos e serviços para grupos importantes de clientes. Entretanto, para isso, você deve observar as pessoas, conversar com os consumidores, fazer perguntas e descobrir tudo o que puder sobre a melhor forma de fornecer a eles o que desejam, para mantê-los felizes.

Como traçar um perfil para os clientes?

Para se ter um retrato/perfil do seu cliente, você deve obter os seguintes dados: sexo, idade, renda, estilo de vida, endereço, (distância da sua empresa), tipo de moradia, número de filhos e quanto gastam por mês comprando produtos como o da sua empresa. Por fim, separe as informações que são importantes para o seu negócio. Dessa forma, quando for executar alguma estratégia, você saberá a quem direcionar suas ações.

Como você pode adquirir as informações?

→Em notas fiscais e de entrega, (aqui você ficará sabendo onde o cliente mora, qual foi o volume das compras, data da compra).
→Em listas de clientes que você pode começar a fazer, ou comprar prontas de outras empresas.
→Em dados de vendas fornecidos pelo serviço de atendimento ou telemarketing.
→Em entrevistas diretas com os clientes; (dessa forma você pode saber todos os dados que lhe interessa. Explique a eles que a sua contribuição fará com que a empresa cresça e possa oferecer-lhes mais e melhor).
→Em fichas com comentários e e-mails de resposta no site da empresa.
→Em agências com dados sobre a atuação e as finanças da empresa cliente, caso a sua empresa forneça produtos para outras empresas. Nesse caso, também, é muito importante ficar sabendo quem decide as compras nessa empresa cliente.
→Em cupons de sorteios onde você pede os dados do cliente para ele concorrer a algum prêmio. Se no cupom for pedido que ele indique o nome de mais alguns amigos, você pode montar a sua lista já com o perfil dos possíveis clientes.

Como dividir os tipos de clientes?

Divida os seus clientes em segmentos e concentre neles o seu trabalho de marketing:

CLIENTE ALIADO – é aquele que está tão satisfeito que recomenda a sua empresa a outros.

CLIENTE REGULAR – É aquele que compra sempre o seu produto ou serviço.
→Regulares sensíveis ao preço – o cliente sensível ao preço é aquele que só compra se o preço estiver baixo (liquidações, por exemplo).
→Regulares adeptos ao custo-benefício – são aqueles que só compram um produto se o benefício que ele vai trazer for melhor que o preço. É o cliente que compra valor  em vez do preço.

CLIENTE EVENTUAL – é um novo cliente que fez a sua primeira compra.
→Cliente eventual sensível ao preço.
→Cliente eventual adeptos ao custo-benefício.

CLIENTE POTENCIAL – é aquele que está pensando em comprar o seu produto ou serviço ou de uma empresa concorrente.

CLIENTE-ALVO – É aquele que recebe a informação do seu produto ou serviço por meio de anúncio, visita de vendedor, ou outro contato.

CLIENTE DESCONHECIDO – é aquele que não conhece a sua empresa ou serviços.

A estratégia de marketing que você escolher para a sua empresa deve transformar um cliente eventual em um aliado da empresa. Deve transformar o cliente potencial em cliente eventual e depois em cliente aliado, e assim por diante. Tenha por objetivo transformar cada segmento em aliados.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

Confira os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!