Quando você, empreendedor, reúne dados sobre o maior número de clientes, consegue produzir um perfil da sua clientela. Isso o ajuda a definir produtos e serviços para grupos importantes de clientes. Entretanto, para isso, você deve observar as pessoas, conversar com os consumidores, fazer perguntas e descobrir tudo o que puder sobre a melhor forma de fornecer a eles o que desejam, para mantê-los felizes.
Como traçar um perfil para os clientes?
Para se ter um retrato/perfil do seu cliente, você deve obter os seguintes dados: sexo, idade, renda, estilo de vida, endereço, (distância da sua empresa), tipo de moradia, número de filhos e quanto gastam por mês comprando produtos como o da sua empresa. Por fim, separe as informações que são importantes para o seu negócio. Dessa forma, quando for executar alguma estratégia, você saberá a quem direcionar suas ações.
Como você pode adquirir as informações?
→Em notas fiscais e de entrega, (aqui você ficará sabendo onde o cliente mora, qual foi o volume das compras, data da compra).
→Em listas de clientes que você pode começar a fazer, ou comprar prontas de outras empresas.
→Em dados de vendas fornecidos pelo serviço de atendimento ou telemarketing.
→Em entrevistas diretas com os clientes; (dessa forma você pode saber todos os dados que lhe interessa. Explique a eles que a sua contribuição fará com que a empresa cresça e possa oferecer-lhes mais e melhor).
→Em fichas com comentários e e-mails de resposta no site da empresa.
→Em agências com dados sobre a atuação e as finanças da empresa cliente, caso a sua empresa forneça produtos para outras empresas. Nesse caso, também, é muito importante ficar sabendo quem decide as compras nessa empresa cliente.
→Em cupons de sorteios onde você pede os dados do cliente para ele concorrer a algum prêmio. Se no cupom for pedido que ele indique o nome de mais alguns amigos, você pode montar a sua lista já com o perfil dos possíveis clientes.
Como dividir os tipos de clientes?
Divida os seus clientes em segmentos e concentre neles o seu trabalho de marketing:
CLIENTE ALIADO – é aquele que está tão satisfeito que recomenda a sua empresa a outros.
CLIENTE REGULAR – É aquele que compra sempre o seu produto ou serviço.
→Regulares sensíveis ao preço – o cliente sensível ao preço é aquele que só compra se o preço estiver baixo (liquidações, por exemplo).
→Regulares adeptos ao custo-benefício – são aqueles que só compram um produto se o benefício que ele vai trazer for melhor que o preço. É o cliente que compra valor em vez do preço.
CLIENTE EVENTUAL – é um novo cliente que fez a sua primeira compra.
→Cliente eventual sensível ao preço.
→Cliente eventual adeptos ao custo-benefício.
CLIENTE POTENCIAL – é aquele que está pensando em comprar o seu produto ou serviço ou de uma empresa concorrente.
CLIENTE-ALVO – É aquele que recebe a informação do seu produto ou serviço por meio de anúncio, visita de vendedor, ou outro contato.
CLIENTE DESCONHECIDO – é aquele que não conhece a sua empresa ou serviços.
A estratégia de marketing que você escolher para a sua empresa deve transformar um cliente eventual em um aliado da empresa. Deve transformar o cliente potencial em cliente eventual e depois em cliente aliado, e assim por diante. Tenha por objetivo transformar cada segmento em aliados.
Por Andréa Oliveira.
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