Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como administrar pequenas empresas

A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros para sua empresa

Etiqueta para o sucesso pessoal

O administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros para sua empresa

Dinâmica, instável e evolutiva são adjetivos mais corretos para se classificar a nossa sociedade atualmente. Graças a globalização, estamos em constante evolução e se adaptar a essa nova ordem social é uma questão de sobrevivência. Qualquer que seja o ramo comercial, sair da zona de conforto e procurar por novos meios de propagação, divulgação e melhoria dos produtos ou serviços, virou palavra de ordem. Caberá, ao bom administrador, estar atento a isto e se posicionar diante dos desafios do mercado.

Em termos bem simples, a globalização significa que não existe mais fronteira nem interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais. Nada e nem ninguém ficará fora da competição global. Saber administrar, portanto, passou a ser um fator de extrema necessidade para que uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, permaneça firme no mercado.

“A melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço.” afirma o Professor  Hélvio Tadeu Cury Prazeres do curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, as novas tecnologias, a facilidade de compra, dentre outros, exigem que a empresa esteja sintonizada com essas transformações, e tome decisões em tempo de manter ou melhorar as suas posições. A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros para sua empresa.

No entanto, o bom administrador deverá manter em plena harmonia dois pontos básicos que compõem a estrutura funcional de sua empresa. O capital humano e os setores de trabalho. Profissionais respeitados e valorizados trabalham com mais prazer e dedicação mantendo com a empresa, um forte vínculo. Não havendo integração entre os setores que contribuem para o objeto de ação da empresa, que sempre será a satisfação do cliente, qualquer estratégia será improdutiva.

Mantendo em perfeita ordem o “esteio” da empresa, o administrador poderá trabalhar em estratégias para a sobrevivência de sua empresa no mercado. Vejamos algumas delas:

Marketing

O grande ponto comum entre as inúmeras definições de marketing é a busca pela satisfação dos clientes e, como consequência da busca da satisfação, está a identificação das necessidades.  A empresa buscará a melhor orientação de marketing para atuar no mercado, em sintonia com seu público-alvo e com as características do produto. Esta orientação pode ter foco em:

· Produção/produto;
· Resultados;
· Clientes;
· Marketing de relacionamento.

No processo de identificação pode ser utilizado um marketing baseado no conhecimento de novas tecnologias, da concorrência, de seus clientes, de sua própria organização, recursos, planos e formas de fazer negócio; e a experiência, que enfatiza a interatividade, conectividade e criatividade.

O marketing existe quando o homem decide satisfazer as suas necessidades e desejos de uma forma que podemos chamar de troca. O conceito de troca leva naturalmente ao conceito de mercado. Troca é uma das quatro alternativas de que o homem dispõe para obter um produto; a primeira delas é a autoprodução, onde o próprio homem satisfaz suas necessidades; a segunda é coerção, onde o homem é capaz de arrancar, a força, o objeto de desejo sem oferecer nenhum benefício em troca; a terceira é a súplica, onde o homem é capaz de suplicar e implorar comida, por exemplo, sem ter nada de tangível a oferecer a não ser a gratidão; a quarta é através de uma relação com seus pares de forma que ambos satisfaçam suas necessidades e desejos.

O composto mercadológico

O composto mercadológico, ou mix marketing, é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Ele também é conhecido como os 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção).

Produto
Os produtos são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias. A tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado.

Preço
O preço, numa economia de mercado, é um valor arbitrário para o pagamento de um produto ou serviço, incluindo-se todos os custos de produção e o lucro da empresa. Já para o consumidor, o preço está relacionado à qualidade e ao nível de satisfação que determinado produto pode oferecer.

Praça
Assim como o produto, a praça, ou distribuição, também deve satisfazer as necessidades do consumidor. A função básica de um canal de distribuição é escoar a produção de bens em geral, sejam bens de consumo, industriais ou de serviço.

Promoção
 A quantidade de dinheiro ou outros recursos que deve ser dada em troca de produtos e serviços.

O avanço tecnológico oferece às empresas a ampliação da sua praça através da utilização de canais virtuais, e-business, ecommerce, dentre outros, amparados em redes logísticas que diminuem o espaço entre a empresa e os mercados consumidores.

Este elemento do composto mercadológico é o responsável por tornar as mercadorias disponíveis ao mercado-alvo. Para tanto, usa os canais diretos e indiretos: entrega direta, porta-a-porta, catálogo, ofertas em revistas e jornais, programas de compras pela TV, telemarketing, internet.

A promoção em propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandisin

Os meios pessoais e impessoais usados para informar, convencer e lembrar os clientes sobre produtos e serviços. É dividida basicamente em propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandising.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Gestão Empresarial.

Por Silvana Teixeira


 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado

 

 

 

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Gerente de Loja

Com Prof. Marcos Lanna

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Gestão Empresarial

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade