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Comércio: continue vendendo mesmo em momentos de crise

Os momentos de crise existem e podem ser superados com atitudes simples

Agente de vendas - imagem ilustrativa

O comércio é uma atividade considerada essencial para a vida das pessoas e para a economia de qualquer país. Mesmo em dias comuns, é praticamente impossível mensurar a quantia exata movimentada na venda de produtos, bens ou serviços. Nessa esteira, quando o país passa por crises – sejam elas financeiras ou de outro tipo –, o poder de compra das pessoas diminui, o que afeta todo o setor comercial.

Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento, explica que gestores precisam estar sempre atento a crises para que elas não provoquem a ruína do seu negócio, tendo uma visão sempre antecipada de conflitos e resoluções.

Estudos apontam que com a última crise vivenciada pelo nosso país, boa parte das empresas venderam abaixo do planejado, assim como era de se esperar. Porém, uma pequena parcela conseguiu vender mais do que previam. Como?

Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a vender mais, mesmo em tempos de crise:

Atitude mental positiva

Somos todos dotados de inteligência, inclusive para tomar decisões. Ao adotar atitudes positivas, somos levados a atitudes mais proativas. Em vez de dar ênfase aos problemas, é fundamental buscar soluções, sempre com otimismo e com sede de novas oportunidades.

Aceleração

Com os avanços que acontecem a cada minuto em nossa sociedade, é preciso correr muito para conseguir se manter no mesmo lugar. Para avançar, então, é preciso correr o dobro. Comércios enfrentam sempre a competitividade e, por isso, precisam tomar decisões sempre rápidas, acertadas e aceleradas.

União

A concorrência existe, mas nem todo empresário é, obrigatoriamente, seu concorrente. Há donos de empresas de segmentos diferentes da sua, que podem se unir a você como estratégia para driblar a crise, tanto para o seu negócio, quanto para o dele.

Acredite no seu produto

No primeiro tópico, falamos sobre a atitude mental positiva. Nesse caso, é importante adotá-la também no intuito de acreditar em seu produto/negócio. Há vários empresários que sucesso que são reconhecidos por serem convictos de que o que vendem é necessário e essencial. Seja como eles!

Mentoria

Atualmente, o serviço de mentoria tem despontado como importante para o crescimento de alguns negócios. O mentor auxilia para evitar a perda de tempo, dinheiro e ainda oferece apoio mais seguro para que você possa sentir-se corajoso a seguir adiante.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é a “boa e velha” estratégia para bom desempenho em vendas. Conseguir um novo cliente demanda mais recursos e tempo do que manter o cliente que já te conhece. E há várias formas para mantê-lo: criação de promoções, oferecer descontos, brindes ou até mesmo valorizar o relacionamento de vocês com um atendimento personalizado.

Capacitação

É comum encontrar empreendedores que acham que já sabem de tudo. Porém, os que obtiveram sucesso são, em sua maioria, aqueles que admitiram que não sabem tudo e estão em constante busca de novas informações e de conhecimento. Investir em capacitação é uma estratégia que te coloca um passo à frente no rumo do sucesso em vendas.

Tudo é mesmo culpa da crise?

A resposta é não! Em muitos casos, a crise não influencia tanto na queda das vendas de um negócio, mas sim os erros de marketing ou vendas, por exemplo. Analise todos os processos, dados e faça comparações para identificar possíveis “brechas” no seu negócio, além de conversar com os colaboradores e ouvir os clientes. Às vezes, o problema está em coisas pequenas, que podem ser facilmente resolvidas por você.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Como Administrar Pequenas Empresas
Empreendedorismo e Inovação

Fontes: Administradores – administradores.com.br
Mentalidade Empreendedora – mentalidadeempreendedora.com.br
por Renato Rodrigues

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