Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.
Cursos da Área Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Fidelização de Clientes Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por meio de Holding Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Como Aumentar as Vendas pela Internet Curso de Matemática Financeira Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Chefe, gerente, gestor e líder: qual a diferença?

É muito comum confusões sobre nomes, conceitos e compreensão de determinadas nomenclaturas, levando as pessoas a confundirem significados e importância entre chefe, gerente, gestor e líder

Chefe, gerente, gestor e líder: qual a diferença?   Artigos Cursos CPT

 

É muito comum confusões sobre nomes, conceitos e compreensão de determinadas nomenclaturas, levando as pessoas a confundirem significados e importância. Não devemos nos preocupar com os rótulos, e sim com a efetivação do significado que envolve o rótulo. Normalmente, observa-se uma mudança apenas de status. “Muitas organizações utilizam a palavra liderança porque é chique, mas o que se encontra são modelos de servidão com longa distância das práticas de liderança”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online. Diante disto, você sabe a diferença entre chefe, gerente, gestor e líder?

Chefe


Soa de forma pejorativa pelo componente de autoritarismo que o nome associa ao conceito. Sendo assim, o que resta aos seus subordinados é a recepção passiva de ordens estabelecidas. Ideia de comando. Guia-se pela frase: “o olho do dono é que engorda o gado”.

Gerente


Caracteriza-se pelo FAZER: Planejar, organizar, ordenar, desenvolver estratégias, controlar, orçar, solucionar problemas e manter a ordem através do poder (pela força, posição e ameaças obrigam as pessoas a fazerem o que se quer, independe da aceitação ou bom grado). Necessariamente, tem um lugar definido na hierarquia com responsabilidades sobre uma equipe de trabalho (subordinados). Guia-se pela frase: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Gestor


Diferente dos gerentes que administram de forma específica, os gestores são responsáveis por gerir a organização como um todo (recursos financeiros, humanos...). Ainda que os gestores sejam mais lembrados pelos aspectos que envolvem a racionalidade dos processos, a percepção e a sensibilidade para os aspectos que envolvem as pessoas deverão estar presentes. Os gestores guiam-se pelas frases de Peter Drucker:
- “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite”.
- “Pode ser dito sem grande supersimplificação, que não há países subdesenvolvidos. Há apenas os subadministrados”.
- “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.

Líder


Caracteriza-se pelo SER. Através de suas ações inspiradoras e motivadoras conduz a equipe aos objetivos. Geralmente o faz através do exemplo: a ética, o respeito, o amor, a força do caráter e a autoridade (habilidade de levar as pessoas a fazerem o que é importante a ser feito, com compreensão da necessidade e boa vontade por parte da equipe). Lembrando o poeta Rubem Alves, “quando se admira o mestre, o coração dá ordem à inteligência para aprender o que o mestre ensina”. Não necessariamente, tem um lugar definido na hierarquia com responsabilidades sobre pessoas. Guia-se pela frase: “manda quem pode, influencia quem tem juízo”.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 318,00 à vista ou em até 10x de R$ 31,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 318,00 à vista ou em até 10x de R$ 31,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Com Prof. Dr. Edson Moura e Prof.ª Márcia Clarindo

R$ 398,00 à vista ou em até 10x de R$ 39,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Gestão Empresarial

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade