Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Cadeia de suprimentos e sua logística de localização

Decisão de localização da unidade é influenciada pela estratégia da empresa

A localização de uma unidade de produção representa a sua posição geográfica dentro da cadeia de suprimentos.

Localização se refere ao lugar determinado de algo em relação a certos pontos de referência. Na logística, é a forma de identificar geograficamente armazéns, depósitos, filiais, veículos, clientes, entre outros. As formas mais comuns são por coordenadas de latitude-longitude, podendo ser obtidas por satélite via GPS (Global Position System), códigos postais (CEP, no Brasil) e coordenadas lineares simples ou malha, que nada mais são do que se colocar um papel vegetal quadriculado sobreposto a um mapa, com numeração das linhas horizontais e verticais (GUIALOG, 2010).

Assim, a localização de uma unidade de produção, de distribuição ou de prestação de serviços representa a sua posição geográfica dentro da cadeia de suprimentos. Basicamente, determina as distâncias em relação a clientes e fornecedores e, com isso, influencia diretamente os custos logísticos em decorrência do transporte e das condições das estradas e, por conseguinte, eventuais problemas de lead-time.

Entretanto, alguns fatores inerentes à localização da unidade podem a afetar, aumentando ou neutralizando esses problemas, tais como: incentivos fiscais, disponibilidade de mão-de-obra e de bens e serviços para a produção e manutenção, aspectos tecnológicos regionais, concorrentes, leis de zoneamento, restrições ambientais, nível salarial e sindicatos, e até determinações políticas. Além disso, dependendo da finalidade da unidade, a localização pode representar uma vantagem publicitária, promovendo uma maior visibilidade e fixação da marca.

A decisão de localização da unidade também é influenciada pela estratégia da empresa. A organização pode adotar uma coordenação das operações estabelecendo apenas um local de produção, armazenagem e distribuição central ou ter diversas unidades (SAKAI, 2005). A primeira opção permite a centralização e a otimização dos recursos, mas podem acarretar um maior investimento em ativos fixos, de difícil reversão a curto e médio prazo, e elevar os custos de uma eventual mudança das instalações ou dilatar o lead-time e os custos de transporte. A segunda opção permite um posicionamento mais próximo dos clientes, maior flexibilidade e melhoria do nível de serviços, porém implica em maiores custos de manutenção das unidades e estoques, maiores custos administrativos e um aumento do risco de prejuízos por desagregação da demanda.

A decisão de localização da unidade também é influenciada pela estratégia da empresa.

Com isso, observa-se que, pelo princípio estratégico da logística empresarial, os objetivos básicos da decisão da localização são: minimizar os custos, maximizar os lucros, atender a demanda e elevar o nível de serviço aos clientes (WIKIPEDIA, 2009).

Essa escolha do local do estabelecimento é um problema comum enfrentado pelos gestores de logística. Vários teóricos têm discutido sobre a análise da localização, incluindo os canais logísticos advindos da globalização de fontes de suprimentos e dos aspectos do marketing integrado. De acordo com Bowersox (2006), a análise da localização, agora descrita como cadeia de suprimentos, considera, em geral, os fornecedores de material, os locais de produção, os centros de distribuição e os prestadores de serviços.



* Marcelo de Lino Vieira, zooctenista, mestre em zootecnia, chefe do Departamento de Promoção Agrária da Secretaria de Agricultura de Viçosa, pós-graduando em Gestão e Análise Ambiental pela Univiçosa
* Henrique Simonini, administrador de empresa, chefe do setor de Arte e Publicidade da empresa CPT – Centro de Produções Técnicas, pós-graduando em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing pela Univiçosa
* Ariádine Morgan, jornalista, editora - chefe do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, pós-graduanda em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing pela Univiçosa



Bibliografia consultada:


BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David. J., COOPER, M. Bixby. Gestão Logística de Cadeias de Suprimento; tradução Camila Teixeira Nakagawa, Gabriela Teixeira Nakagawa. Porto Alegre: Bookman, 2006

GUIALOG. Dicionário de Logística. http://www.guialog.com.br/dicionarioi-l.htm

SAKAI, J. 2005. http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1301

WIKIPEDIA. Localização de instalações. http://pt.wikipedia.org/wiki/Localiza%C3%A7%C3%A3o_de_instala%C3%A7%C3%B5es

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Gestão Empresarial

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade