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Cadeia de suprimentos e sua logística de localização

Decisão de localização da unidade é influenciada pela estratégia da empresa

A localização de uma unidade de produção representa a sua posição geográfica dentro da cadeia de suprimentos.

Localização se refere ao lugar determinado de algo em relação a certos pontos de referência. Na logística, é a forma de identificar geograficamente armazéns, depósitos, filiais, veículos, clientes, entre outros. As formas mais comuns são por coordenadas de latitude-longitude, podendo ser obtidas por satélite via GPS (Global Position System), códigos postais (CEP, no Brasil) e coordenadas lineares simples ou malha, que nada mais são do que se colocar um papel vegetal quadriculado sobreposto a um mapa, com numeração das linhas horizontais e verticais (GUIALOG, 2010).

Assim, a localização de uma unidade de produção, de distribuição ou de prestação de serviços representa a sua posição geográfica dentro da cadeia de suprimentos. Basicamente, determina as distâncias em relação a clientes e fornecedores e, com isso, influencia diretamente os custos logísticos em decorrência do transporte e das condições das estradas e, por conseguinte, eventuais problemas de lead-time.

Entretanto, alguns fatores inerentes à localização da unidade podem a afetar, aumentando ou neutralizando esses problemas, tais como: incentivos fiscais, disponibilidade de mão-de-obra e de bens e serviços para a produção e manutenção, aspectos tecnológicos regionais, concorrentes, leis de zoneamento, restrições ambientais, nível salarial e sindicatos, e até determinações políticas. Além disso, dependendo da finalidade da unidade, a localização pode representar uma vantagem publicitária, promovendo uma maior visibilidade e fixação da marca.

A decisão de localização da unidade também é influenciada pela estratégia da empresa. A organização pode adotar uma coordenação das operações estabelecendo apenas um local de produção, armazenagem e distribuição central ou ter diversas unidades (SAKAI, 2005). A primeira opção permite a centralização e a otimização dos recursos, mas podem acarretar um maior investimento em ativos fixos, de difícil reversão a curto e médio prazo, e elevar os custos de uma eventual mudança das instalações ou dilatar o lead-time e os custos de transporte. A segunda opção permite um posicionamento mais próximo dos clientes, maior flexibilidade e melhoria do nível de serviços, porém implica em maiores custos de manutenção das unidades e estoques, maiores custos administrativos e um aumento do risco de prejuízos por desagregação da demanda.

A decisão de localização da unidade também é influenciada pela estratégia da empresa.

Com isso, observa-se que, pelo princípio estratégico da logística empresarial, os objetivos básicos da decisão da localização são: minimizar os custos, maximizar os lucros, atender a demanda e elevar o nível de serviço aos clientes (WIKIPEDIA, 2009).

Essa escolha do local do estabelecimento é um problema comum enfrentado pelos gestores de logística. Vários teóricos têm discutido sobre a análise da localização, incluindo os canais logísticos advindos da globalização de fontes de suprimentos e dos aspectos do marketing integrado. De acordo com Bowersox (2006), a análise da localização, agora descrita como cadeia de suprimentos, considera, em geral, os fornecedores de material, os locais de produção, os centros de distribuição e os prestadores de serviços.



* Marcelo de Lino Vieira, zooctenista, mestre em zootecnia, chefe do Departamento de Promoção Agrária da Secretaria de Agricultura de Viçosa, pós-graduando em Gestão e Análise Ambiental pela Univiçosa
* Henrique Simonini, administrador de empresa, chefe do setor de Arte e Publicidade da empresa CPT – Centro de Produções Técnicas, pós-graduando em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing pela Univiçosa
* Ariádine Morgan, jornalista, editora - chefe do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, pós-graduanda em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing pela Univiçosa



Bibliografia consultada:


BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David. J., COOPER, M. Bixby. Gestão Logística de Cadeias de Suprimento; tradução Camila Teixeira Nakagawa, Gabriela Teixeira Nakagawa. Porto Alegre: Bookman, 2006

GUIALOG. Dicionário de Logística. http://www.guialog.com.br/dicionarioi-l.htm

SAKAI, J. 2005. http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1301

WIKIPEDIA. Localização de instalações. http://pt.wikipedia.org/wiki/Localiza%C3%A7%C3%A3o_de_instala%C3%A7%C3%B5es

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