
Administrar é ordinariamente definido como a arte de tomar decisões. Na decisão, as características das pessoas e os instrumentos que utilizam são determinantes para o alcance dos objetivos. O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres do Curso de Administração Financeira na Pequena Empresa, diz que: “Existem algumas características comuns nas pessoas que administram empresas, e que as qualificam conforme a sua atuação e resultados obtidos.”
O perfil de alguns tipos de administradores e suas ferramentas preferidas:
— O “tapa-buracos”: sua ferramenta preferida é a pá. O seu tempo é absorvido no esforço para cobrir os “buracos” na conta-corrente da empresa, fazer compras de emergência para honrar compromissos juntos aos clientes. Ele nunca está à frente, mas sempre com aquela sensação de que algo muito ruim pode acontecer, se não correr, e trabalhar muito. O pior é que, quanto mais trabalha, menos dinheiro e qualidade de vida ele tem.
— O sócio de fábrica de velas: esse é um perseverante. A primeira coisa que realiza quando chega à empresa é acender uma vela, pois tem muita fé que melhores dias virão. Fé é importante, pois sem fé fica tudo mais difícil. Mas tem aquela história de que fé sem trabalho é despreparo, insensatez. Ele primeiro deve se preocupar em manter um bom controle de suas atividades, relacionar-se bem com clientes e funcionários, manter rigoroso controle sobre os custos e despesas. É uma ação positiva no presente que viabiliza o futuro. A fé orienta e inspira o trabalho.
— Assustado: ele suspira muito! Após cada leitura dos relatórios leva um susto com o desempenho nem sempre esperado de sua empresa. Aí, sai correndo para identificar o responsável, ou responsáveis, pelo seu fracasso, normalmente um empregado mal preparado. Mas ele não conhece a força do planejamento e controle empresarial. Nem sequer pensou, um dia, que quase tudo pode ser planejado. Existe muita informação sobre o mercado e a empresa, e basta saber utilizá-la adequadamente… e o susto acaba!
— Desregrado: a sua ferramenta é a própria empresa. Ele pensa que a empresa é dele! O caixa da empresa é dele! Quer comprar um carro? A empresa paga. Quer comprar isso ou aquilo, fazer uma viagem? A empresa paga. Ora, a empresa não é dele. Ele recebe um pró-labore, no valor que não comprometa a saúde financeira do empreendimento, para que ele a administre para multiplicar o seu patrimônio. Empresa e empresário devem ter conta-corrente e controle de despesas em separado, sempre.
— Pessimista: para este, o mercado é culpado de tudo. O concorrente abaixa os preços deslealmente. O cliente some e nunca valoriza o seu serviço, sempre querendo desconto. O funcionário pensa somente em si e não agradece o que a empresa faz por ele. Todos têm culpa, menos ele. A sua ferramenta, por incrível que possa parecer, é o sucesso do outro, e não a sua falta de visão, organização e planejamento! A competição sempre existiu e sempre existirá. Resta-lhe parar de reclamar e se preparar para construir dias melhores.
— Virtuoso: este tem na informação a sua melhor e mais importante ferramenta. A informação ajuda a realizar a visão. O sucesso é fruto de trabalho orientado pela informação, que possibilita um bom posicionamento de mercado e decisões acertadas. Ele concentra uma parcela importante do seu tempo em estudar o concorrente, fornecedores e clientes, e sabe como utilizar essas informações para fazer a diferença pela utilização dos recursos disponíveis na empresa. O sucesso se manifesta nos lucros crescentes, satisfação dos clientes e de todos os funcionários que ajudam na administração. Tudo, enfim, parece possível. Ele trabalha muito, mas sempre com informação à mão.
As pessoas nunca foram tão exigidas para o sucesso das organizações como atualmente. Tudo que acontece em qualquer empresa precisa de pessoas talentosas, preparadas e motivadas. Seja uma delas!
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.